Compartilhe

*Por Ary Silveira Bueno e Walter Thomaz Júnior

Você está usando Inteligência artificial?

Um incrível e ainda desconhecido universo de possibilidades se descortina com o uso cada vez mais intensivo de IA nas atividades humanas.

Ainda se desconhece para as empresas, quais as reais oportunidades e alcance que este novo recurso trará para os negócios.

Sem dúvida, a IA se presta a trabalhar com uma enormidade de dados, mesmo que dispersos, de maneira assertiva para buscar respostas direcionadas aos problemas propostos. Desta forma, se apresenta como uma excelente ferramenta para fiscalização.

Nas importações, o uso de IA pela RFB com o SISAM (Sistema de Seleção Aduaneira e Aprendizado de Máquina), o Catálogo de Produtos e seus campos estruturados e o bônus de produtividade da Fiscalização, incrementam o nível de risco de ocorrência de passivos aduaneiros tributários.

Importante entender que existem controles (tratamentos e monitoramentos) que mitigam este risco e ainda podem trazer ganhos tributários para as operações de Comex.

De maneira inequívoca, a implantação de um programa de compliance aduaneiro, como o OEA, se reveste de uma solução factível para todas as empresas importadoras, independentemente de sua estrutura e tamanho.

Convidamos você a conhecer o Programa OEA, com o Time da ASPR e com o especialista, sócio fundador da Portorium, advogado Walter Thomaz Júnior.

*Ary Silveira Bueno, Fundador e Diretor da ASPR
*Walter Thomaz Júnior, Sócio Fundador da Portorium

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

acesso rápido

pt_BRPT