Propostas e Pesquisas

Como parte dos seus objetivos promover estudos sobre o mercado brasileiro de TI, a ABES conduz ou apoia a realização de pesquisas. Os documentos resultantes destas iniciativas estão disponíveis para consulta nos links abaixo. Sinta-se à vontade para acionar a Central de Relacionamento ABES a fim de sugerir tópicos que contribuam para a ampliação deste serviço.
 
 
  • Resultado do Diagnóstico de Gestão, pesquisa conduzida pela ABES em parceria com a Fundação Dom Cabral, realizada entre os meses de março e abril de 2021 que, indica quais são os pontos fracos e fortes nos modelos de gestão que predominam no setor de TIC. Clique aqui para fazer download.

 

 
  • Resultado da pesquisa realizada no Brasil sobre aceitação universal de caracteres em nomes de domínios de sites, que foi apresentado na reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, entidade que coordena a Internet no mundo. Os sites mencionados foram selecionados de forma aleatória. Este estudo faz parte de um projeto global da ICANN. Por meio do Universal Acceptance Steering Group (UASG – Grupo de Direcionamento da Aceitação Universal), que coordena a transição para a aceitação de caracteres não latinos para nomes de domínios da internet, como caracteres árabes, chineses, cirílicos (Rússia), gregos etc. Clique aqui para fazer download.

 

  • Pesquisa sobre acessibilidade realizada pela ABES junto aos associados em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de São Paulo. Resultado divulgado em outubro/2018. Clique aqui para fazer download.

 

  • A ABES realizou  a Pesquisa de Acesso a Financiamento, entre setembro e outubro de 2016,  junto a empresas de tecnologia de todas as regiões do país,  com o objetivo de entender como essas companhias têm se refinanciado no mercado brasileiro. Clique aqui para fazer download.

 

  • ABES promoveu, entre os meses de setembro/outubro de 2015, uma pesquisa sobre SaaS (software como serviço), conduzida pelo comitê temático da entidade. Este é o primeiro estudo dedicado ao segmento no Brasil, que tem como objetivos avaliar o grau de maturidade das companhias brasileiras que oferecem soluções na nuvem e fomentar a inovação. Se você é associado ABES, clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa. Caso não seja, preencha o formulário de cadastro neste link e faça download dos resultados desse estudo, um conteúdo valioso para os empresários e empreendedores do setor. A reprodução do material é permitida, desde que a fonte seja citada.

 

 

pt_BRPT