ABES Startup Internship Program

Programa ABES Startup Internship

ABES Startup Internship

Este programa tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo e atrair talentos e fundo de investimentos para o setor de tecnologia brasileira. O foco do programa é ajudar as startups que usam intensamente tecnologia e desejam operar ou ampliar suas atividades no Brasil, a superarem as complexidades presentes no mercado, colocando à disposição das participantes do programa, a experiência da ABES nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica.

O programa é válido para novos associados, que fizerem o processo associativo pela primeira vez, a partir do dia 01/10/2022 e atenderem o perfil de startups que podem aderir ao programa.

Benefícios Exclusivos

As startups terão a oportunidade de usufruir os serviços oferecidos pela ABES aos seus associados, como a rede de relacionamento e de negócios, com possibilidade de conexão com outros associados para oportunidades de negócios conjuntos, a participação em comitês temáticos, inclusive o Comitê de Startups, informações sobre linhas de fomento e financiamentos governamentais, plataforma exclusiva para divulgação de ofertas, assim como uma completa estrutura de compliance por meio do Programa Uma Empresa Ética, além de consultoria jurídica, emissão de certidões, entre outros serviços.

Perfil de Startups que podem aderir ao Programa

A ABES adotou os seguintes critérios para definição do perfil da startup que pode participar deste programa:

Competitividade

faturamento anual de até R$ 4.8 milhões;

Competitividade

tempo de inscrição do CNPJ de até 5 anos;

Competitividade

vínculo a algum programa de incubação/aceleração/fundo de investimento, investimento anjo ou que já tiverem recebido fomento de uma agência acreditada nos últimos 5 anos ou que tenham recebido algum prêmio de inovação de um premiador acreditado.

Planos de Adesão

A ABES oferece dois planos de adesão ao programa:

INDIVIDUAL

Podem aderir startups que estiverem em um programa de incubação/aceleração/fundo de investimento, investimento anjo ou que já tiverem recebido fomento de uma agência acreditada nos últimos cinco anos ou que tenham recebido algum prêmio de inovação de um premiador acreditado também nos últimos 5 anos.

CONVÊNIO

Podem aderir startups que estejam sendo incubadas, aceleradas ou investidas, por incubadoras, aceleradoras, fundos de investimentos ou investidores anjo que sejam parceiras do PROGRAMA ABES STARTUP INTERNSHIP.

Conheça os convênios abaixo.

Os diferenciais do processo de filiação

As empresas que se associarem dentro deste programa vão poder usufruir dos serviços e benefícios oferecidos pela ABES, com o incentivo especial de redução na contribuição associativa mensal, de acordo com os critérios abaixo definidos:

Contribuição associativa mensal

INDIVIDUAL

As startups que se associarem por meio do plano “individual” terão redução de 50% no valor da contribuição associativa mensal da faixa em que se enquadrar no momento da associação pelo período de 12 meses. Após este período, a mensalidade será reenquadrada de acordo com as regras em vigor após o final do prazo.

CONVÊNIO

As startups que se associarem por meio do plano “convênios” terão uma redução de 100% no valor da contribuição associativa mensal, pelo período de 6 meses, e um desconto de 50% no valor da contribuição associativa mensal da faixa em que se enquadrar no momento da associação pelos 12 meses subsequentes. Após este período, a mensalidade será reenquadrada de acordo com as regras em vigor após o final do período. Conheça quais são os convênios firmados aqui.

Processo de Filiação

As empresas deverão passar pelo processo de filiação, usando o formulário abaixo. Além disso precisarão apontar qual programa de incubação, aceleração, fundo de investimento ou similar faz parte ou de qual agência de fomento já recebeu recursos ou de que lugar já recebeu um prêmio de inovação, indicando um comprovante da situação (nome do site, resultado de edital, etc.).

 

Processo de filiação em manutenção

Estamos realizando melhorias em nossa central para melhor atendê-lo.
Agradecemos a sua compreensão.

Para mais informações, entre em contato conosco:
filiacao@abes.org.br
(11) 5094-3100 

Se sua empresa for sediada fora do Brasil, acesse o link abaixo:
https://abes.com.br/associados/associados-estrangeiros/

Taxa de filiação

A startup que aderir ao programa, em ambos os planos, estará isenta do pagamento da taxa de filiação.

Benefícios e serviços da ABES para sua startup

CompetitividadeCOMPETITIVIDADE

Assessoria Jurídica
Análises das leis e seus impactos nos negócios de tecnologia, modelos de contratos, dicas legais etc.

Certidões e Atestados*
Para as startups participarem de licitações, na forma autorizada pela Lei nº 14.133/21 (nova legislação sobre Licitações e Contratos Administrativos que entrou em vigor em 01/04/2021) e pela Lei nº 8.666/93 (que continuará valendo até 31/03/2023, em função do período de transição).

Comitês e Grupos de Trabalho (GT)
São fóruns com a finalidade de discutir temas que impactam os associados e o mercado de tecnologia de forma geral. Os encontros dos Comitês e Grupos de Trabalhos são coordenados pela entidade e, normalmente, têm periodicidade mensal.

Comitês:
Regulatório
Desenvolvimento de Novos Negócios
Futuro do Trabalho
Startups
BI e Analytics

Grupos de Trabalho:
Tributário
Proteção de Dados
eSocial
Compras Públicas
Cybersecurity
Inteligência Artificial
Trabalhista

Contratação de serviços
Seguro Saúde*
Plano Odontológico*
Seguro Cibernético*
Seguro de vida*
Saúde emocional*
Vacinas*

* Nota importante: serviços com custos envolvidos. Para saber mais sobre os custos das certidões e atestados, consulte o atendimento ao associado (+55 11 5094 3100) ou acesse a página sobre o tema no site. Para saber mais sobre os custos dos planos de saúde e demais serviços citados, entre em contato com a Caesbra por meio do site: https://caesbra.org.br/.

 

ÉticaÉTICA

Tem como objetivo assegurar a total conformidade das atividades da ABES, de seus colaboradores e associados com as diretrizes estabelecidas pela Lei Anticorrupção (Lei no 12.846/2013) e os mais altos padrões mundiais de compliance. Destacam-se entre as suas principais atividades:

Programa Uma Empresa Ética
O programa conta com 3 pilares: Política de Compliance, Treinamento e Canal de Denúncia, que são oferecidos gratuitamente aos associados. A ABES criou o Certificado Uma Empresa Ética, uma forma de incentivar e reconhecer as empresas que aderiram ao programa. Mais informações no site: umaempresaetica.com.br.

Diagnóstico sobre a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Criado em parceria com a consultoria EY, esta ferramenta on-line gratuita permite que as empresas avaliem se seus processos já estão adequados à legislação. Faça seu diagnóstico agora mesmo.

 

InovaçãoINOVAÇÃO

Fomento à inovação
A ABES tem trabalhado com os principais órgãos públicos, além de instituições financeiras e de fomento, para que as linhas de crédito estejam de acordo com as necessidades do setor de tecnologia. A associação desenvolveu um Guia de Fomento à Inovação, em parceria com a consultoria ABGI.

 

DinamismoDINAMISMO

Eventos
A entidade promove a ABES Software Conference, um evento proprietário que desde 2011 trata de temas emergentes, além de realizar webinars, seminários e treinamentos.

Pesquisas e Materiais de Apoio
A ABES tem feito pesquisas com os seus associados e apoiado pesquisas externas relacionadas ao setor, além de produzir materiais de apoio para temas que são relevantes no dia-a-dia empresarial.

Estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências”, em parceria com a consultoria IDC.

Guia de Compras Públicas.

 

SustentabilidadeSUSTENTABILIDADE

Mobilização para Redução da Desigualdade
Uma campanha lançada pela associação, em parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick. Tem como objetivo gerar recursos para projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, incentivar a reciclagem de equipamentos de TI e reduzir o lixo eletrônico.

 

Plataforma RH TechRH TECH

Plataforma RH Tech
Apoia o desenvolvimento de talentos e de equipes, a gestão de carreiras, a empregabilidade, além de estimular discussões sobre o futuro do trabalho.

ABES STARTUP INTERNSHIP PROGRAMFaça parte da expansão do Programa Abes Startup Internship

Se a sua empresa faz parte de algum programa de incubação, aceleração, fundo de investimento ou similar que ainda não é parceiro da ABES, saiba que a associação está aberta para assinar novos convênios.

Excepcionalmente, a startup que já estiver associada via modalidade “individual” e promover a assinatura de um novo convênio junto à organização a qual está vinculada poderá mudar o seu enquadramento para a modalidade “convênio” e usufruir das condições especiais desta modalidade.

Convênios do ABES STARTUP INTERNSHIP PROGRAM

aws activate
Softex Campinas
Acate
Green Sampa
aws activate
BrazilLAB
Startup FARM
Green Sampa
BERTHA CAPITAL
Green Sampa
bh-tec
Acate
BERTHA CAPITAL
PIT
Bossa Invest
INOVATIVA
Green Sampa

Depoimentos

Fernando Cembranelli – CEO do Health Innova Hub

Hilton Menezes – CEO da Kyvo Design

Orlando Cintra – CEO do BR Angels

Cassio Spina – Fundador e presidente da Anjos do Brasil

Faça download do Folder do Programa

Mais Informações

pt_BRPT