Compartilhe

O presidente do Conselho da ABES, Rodolfo Fücher, marcou presença no evento internacional Startup 20, que aconteceu entre 23 e 26 de fevereiro no Amapá. Promovido pelo Grupo de Engajamento do G20 e apoiado pelo Governo do Estado, o encontro proporcionou uma oportunidade única para discutir soluções inovadoras e tecnológicas, além dos desafios socioeconômicos que a região Amazônica enfrenta atualmente.

No evento, Fücher destacou a diversidade de participantes e o alto nível dos debates. “Um grupo extraordinário de pessoas estava presente para discutir preocupações sociais e econômicas de diferentes países e do Brasil, conectando ecossistemas de inovação do mundo inteiro e possibilitando troca de experiências, conhecimentos e a geração de parcerias”, declarou.

Os painéis do Startup 20 abordaram temas como inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, além do uso estratégico de Inteligência Artificial nos negócios, entre outros temas. A programação também contou com visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa locais.

A iniciativa foi liderada por Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups, a quem se dirige um agradecimento especial por parte da ABES pelo convite e pela organização desse encontro de relevância internacional. O evento contou ainda com o apoio do Sebrae.

Este evento internacional é parte de um esforço contínuo para impulsionar o desenvolvimento regional com impacto global, utilizando a tecnologia como ponte de colaboração entre os setores público e privado. O Startup 20 tem previsão de desdobramentos futuros, com reuniões virtuais programadas e um próximo encontro presencial marcado para o segundo semestre de 2024.

Startup20

O grupo, criado sob a presidência da Índia no G20, atua com o objetivo de levantar preocupações sociais e econômicas de diferentes países aos líderes das maiores economias do mundo, conectando ecossistemas de inovação do mundo inteiro.

Em outubro, durante a 52ª Expofeira do Amapá, representantes do Governo do Estado assinaram uma Carta de Intenção que formalizou a realização do encontro em solo amapaense.

Atualmente, são membros da organização: União Europeia, Brasil, Estados Unidos, China, Canadá, França, Argentina, Alemanha, México, Indonésia, África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Itália, Índia, Rússia, Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia.

acesso rápido

pt_BRPT