
às pesquisas do Gartner

Cloud computing
Lauro de Lauro, CEO da Dualtec e coordenador do comitê de SaaS da ABES, falou sobre o tema “Nuvem, sua empresa está preparada?” e abordou aspectos estratégicos da tecnologia e como as empresas devem se preparar o novo modelo de vendas e de desenvolvimento de soluções. “A recepção foi muito boa e contamos com um público extremamente qualificado de empresários e desenvolvedores, que se interessou, inclusive, no trabalho que começamos no comitê da associação”, explicou. As dúvidas dizem respeito, principalmente, a três frentes: gestão, comercial e de tecnologia. “Migrar programas para a nuvem não representa apenas alteração tecnológica. É preciso mudar a forma como a empresa atua, pois ela passa a ser uma prestadora de serviços. Modifica-se ainda o cálculo na precificação, que normalmente passa a ser o custo unitário por usuário e mais flexível. Deve-se considerar ainda as questões técnicas para adaptação do programa, a avaliação do que é preciso reescrever no software”, destacou o executivo.
Internacionalização das empresas
Sobre a internacionalização de software, Pera Jr, da Softex Campinas, observou que a crise econômica atual tem ampliado o interesse do empresário brasileiro em levar suas soluções para o mercado externo. “Este é um efeito colateral positivo da crise, mas queremos que as companhias não esperem estes momentos para acordarem. A internacionalização envolve um processo de reestruturação, de profissionalização da gestão e de planejamento estratégico, que demanda um tempo para acontecer. O mercado brasileiro é grande, mas existem muitas oportunidades em outros países que podem ser aproveitadas”, completou.

Inteligência de mercado
A programação incluiu a participação dos executivos Vania Moralez, diretora de novos negócios, do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Eles anunciaram um acordo firmado com a ABES, que permite que as PMEs tenham acesso ao seu Programa de Pesquisas, que tem como objetivo apoiá-las no desenvolvimento de seus negócios que visem ao mercado internacional.
Lima elogiou a iniciativa da ABES de estimular a utilização da inteligência de mercado pelas MPEs e startups. “O Gartner é uma referência no fornecimento de análises e tendências valiosas do mercado de tecnologia da informação e comunicações no mundo. Possibilitar que os empreendedores acessem e utilizem estes dados e pesquisas estratégicas é um dos desafios do Brasil e a ABES está de parabéns por viabilizar este benefício aos empresários do segmento”, finalizou.