Compartilhe

Em uma intensa semana de compromissos, a Diretora de Inovação de Fomento da ABES, Jamile Sabatini Marques, fez parte da Missão Empresarial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Colômbia, entre os 17 e 23 de abril.  A atividade foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia.

O marco inicial da missão ocorreu em 17 de abril com a realização do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, sediado em Bogotá. O encontro contou com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, e com a participação de empresários dos mais renomados e promissores setores econômicos dos dois países. A abertura do fórum foi feita por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que enfatizou o papel estratégico que o fórum desempenhará nas relações entre Brasil e Colômbia. Neste evento, diversos temas foram abordados com foco nos campos de tecnologia e serviços, nova indústria, transição energética e segurança alimentar.

Inovação, empreendedorismo e negócios na Colômbia

Nos dias seguintes, Jamile participou de visitas a várias empresas, centros de inovação e entidades do setor de TI em Bogotá e Medelín. A intensa programação contou com reuniões com representantes da Cámara Colombiana de Informática y Telecomunicaciones (CCIT),  visitas à Innpulsa Colombia, a agência de inovação e empreendedorismo do governo colombiano, a Cámara de Comércio de Medelín – Clúster de Negocios Digitales, a Governación de Antioquia, a empresa AlgarTech e a Ruta Medelín, parque de inovação e negócios, entre outras atividades.

Tive uma experiência incrível nesta missão empresarial na Colômbia e agradecemos o convite realizado pelo governo brasileiro. As reuniões, visitas e conversas foram muito produtivas. Essa oportunidade de estabelecer relações comerciais e conexões estratégicas com o ambiente de TI colombiano irá, com certeza, ajudar a estreitar o relacionamento entre as indústrias de TIC do Brasil e da Colômbia para futuros projetos e parcerias“, destacou Jamile.

A Colômbia é o terceiro principal parceiro do Brasil na América do Sul, com uma corrente de comércio que, em 2023, chegou a US$ 6,1 bilhões, patamar abaixo do potencial das relações entre economias do porte de Brasil e Colômbia, segundo avaliação do governo brasileiro.

acesso rápido

pt_BRPT