Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (08/02), o Diretor de Relações Governamentais, Marcelo Almeida, representou a ABES na reunião da Câmara de Serviços Baseados em Conhecimento, realizada no âmbito do Fórum MDIC de Comércios e Serviços, mantido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Durante a reunião, foram discutidos os mecanismos de otimização para exportação de serviços. A secretária de Comércio Exterior destacou a importância de conceituar a exportação de serviços de maneira objetiva. Para isso, foi abordada a necessidade de aprovação do PLP 463/2017 para resolver o conceito de serviços para fins de exportação. Além disso, o ministério apresentou o Decreto 11.593/2023, que trata da cultura exportadora dos produtos brasileiros.

A ABES desempenhou um papel importante na reunião ao contribuir com a apresentação do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências. Esse estudo revela dados fundamentais do setor e auxilia na criação de planos de trabalho para otimizar a exportação dos variados produtos brasileiros relacionados à tecnologia da informação, o que inclui diferentes tipos de softwares, tecnologias de internet das coisas e muito mais. A ABES está comprometida em impulsionar o crescimento do setor de TI, estratégico no mercado global.

Além disso, Marcelo também apresentou a proposta da “Mobilização pela Redução da Desigualdade” ao Sr. Antonio Juliani, da Secretaria de Economia Verde do MDIC, na expectativa de atrair apoio a fim de que a mobilização ganhe mais escala. A “Mobilização para redução da desigualdade” é o nome da campanha lançada pela ABES, em parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick. Ela tem como objetivo apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI (notebooks, PCs, racks etc.) descartados pelas empresas que aderirem à iniciativa.

acesso rápido

pt_BRPT