Compartilhe

A ICANN promoveu o Fórum da Comunidade ICANN79, sua 79ª reunião pública, em San Juan, Porto Rico, de 2 a 7 de março de 2024. Esse encontro de seis dias teve como objetivo reunir participantes de todo o mundo para promover a colaboração a fim de garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Paulo Milliet Roque e Vanda Scartezini representaram a ABES neste evento.   

“A ICANN é uma organização mundial, uma espécie de “ONU” da Internet, responsável por construir uma internet segura interoperável no mundo todo.  Fazem parte da ICANN: empresas, governos, usuários, ONGs, donos e revendedores de domínios, entre outros perfis de membros. Estamos falando de representantes muito diversos, de todos os continentes, com interesses muitas vezes conflitantes e o trabalho é a busca de consenso”, destacou Paulo.

“A estabilidade, a segurança e a resiliência dos sistemas de identificadores exclusivos da Internet são reflexos diretos do árduo trabalho e da dedicação da comunidade multissetorial da ICANN”, disse a presidente da diretoria da ICANN, Tripti Sinha. “A Internet é um recurso que deve estar disponível para todos, por isso precisamos continuar trabalhando juntos para garantir que ela seja confiável e acessível para usuários do mundo inteiro”, completou a diretora.

Muitas sessões e oficinas foram realizadas durante o Fórum da Comunidade, desde assuntos como a Aceitação Universal e o Abuso do Sistema de Nomes de Domínio até oficinas informativas para recém-chegados e bolsistas (fellows) da ICANN. O evento também incluiu um diálogo significativo com a comunidade de múltiplas partes interessadas sobre o processo de planejamento estratégico da ICANN para os anos fiscais de 2026-2030, a fim de garantir que as prioridades futuras estejam alinhadas com as necessidades da comunidade global.

“As funções técnicas da Internet são governadas por uma comunidade global que trabalha de forma colaborativa para resolver dificuldades técnicas e de políticas para o benefício público. Com essa abordagem multissetorial democrática e única, cada parte interessada tem voz em um processo consensual de baixo para cima”, disse Sally Costerton, presidenta interina e diretora-executiva da ICANN.

Com mais de 20 de atuação junto à ICANN, Vanda Scartezini está engajada em vários grupos da comunidade e, na ICANN79, ela esteve na liderança da sessão “DNS Women: Involving the Community”, que incentiva a participação das mulheres no mundo da gestão da Internet. Um grupo que começou em 2009 e conta, atualmente, com a participação de 375 mulheres de 69 países.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser único, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.

acesso rápido

pt_BRPT