Escolha uma Página
Compartilhe

Campanha da ABES e ReUrbi contribui com projetos de inclusão digital e social por meio da logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos; projeto Paideia, da USP, que atua com jovens de baixa, renda recebe doação em 2021

A “Mobilização para a Redução da Desigualdade“, campanha lançada pela ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software, em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, conta com a participação do Ministério Público do Estado de São Paulo. A doação de 19 toneladas de equipamentos eletrônicos descartados, além de evitar que 40 toneladas de gases de efeito estufa impactem o meio ambiente, irão contribuir para o projeto Paideia – Pró profissão em Tecnologia da Informação , do LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Coordenado pela Drª Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho , o programa visa o treinamento de jovens de baixa renda em cidadania, microinformática e computação, com posterior colocação no mercado de trabalho e acompanhamento pelo período de 3 anos. Além de ajudar a viabilizar o curso de formação de alunos com computadores para aulas presenciais e online, a parceria possibilitará a empregabilidade destes alunos junto aos associados da ABES.

“O Programa Paideia está em sua quarta turma e já apresenta resultados significativos, mudando a perspectiva de vida de jovens que passam a ter um novo percurso envolvendo a obtenção de seu primeiro emprego ou o aprofundamento de seus estudos, algumas vezes junto a cursos de nível superior ou programas de atualização. Essa iniciativa da ABES fortalece ainda mais esse programa, que tem como meta sua expansão no território nacional”, declara Dra. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, coordenadora do LASSU.

“A Mobilização para a redução da desigualdade assegura de forma gratuita, simples e fácil que as empresas, independente do seu porte, possam aderir às melhores práticas de governança socioambiental, alinhadas ao Pacto Global da ONU. Além de oferecermos uma finalidade adequada aos produtos em desuso, protegendo o meio ambiente, contribuímos para a inclusão e qualificação sociodigital”, ressalta Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Também contribuíram para a campanha as empresas Micropower , Cobrasin , Brasoftware e Noctua que, juntas, acumularam cerca de uma tonelada de equipamentos de TI. Parte deles já foram recondicionados e doados para entidades que capacitam pessoas com deficiência visual para o mercado de trabalho.

A campanha tem como público-alvo todas as empresas do território nacional, associadas da ABES ou não, que possuem equipamentos de TI a descartar e que tenham interesse em participar deste movimento de impacto positivo no meio ambiente, sempre atendendo as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês). As empresas participantes da ação têm como benefício a isenção dos custos de logística, recebem documentação legal dos descartes e Relatório de Impacto Socioambiental (RIA) com as informações de impacto ambiental, econômico e social para uso em seus Relatórios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e poderão indicar projetos sociais que receberão as devolutivas dos recursos gerados por meio do programa ReciTech – que faz a coleta, reciclagem e reinsere os equipamentos na cadeia produtiva.

“Por meio do processo de Logística Reversa e reciclagem dos equipamentos eletrônicos em desuso, a ReUrbi já evitou a emissão de mais de 2.460.000 kg de gases de efeito estufa e mais de 15.330 kg de metais tóxicos. Essa importante parceria tem nos possibilitado o aumento desses resultados tão importantes para o meio ambiente e o acesso à tecnologia ao incentivar o crescimento dos mais de 80 projetos de inclusão sociodigital já atendidos por nossa empresa”, finaliza Ronaldo Stabile, CEO da ReUrbi.

Empresas que tiverem equipamentos eletrônicos de TI que queiram contribuir para o meio ambiente e investir em projetos sociais, devem seguir as instruções no site do ReciTech. Entidades que possuem um projeto social alinhado ao propósito da campanha podem se inscrever para receber os recursos por meio de contato com o Observatório do Terceiro Setor: contato@observatorio3setor.org.br.

acesso rápido

pt_BRPT