TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Gerando Impacto Socioambiental

A ABES, em parceria com o Instituto Observatório do Terceiro Setor e ReUrbi, lançou o Programa ReciTech com o objetivo de oferecer serviços de logística reversa nos descartes de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso às empresas de todos os setores econômicos. O programa visa gerar materiais que serão reinseridos na cadeia produtiva, com devolutivas econômicas, ambientais e sociais. O programa tem abrangência nacional.

Saiba mais
Selo Programa Recitech
Selo Programa Recitech
Programa ReciTech

O programa conscientiza os empresários e seus colaboradores sobre o descarte correto de seus equipamentos; atende a Legislação Ambiental e de Segurança de TI; e vai gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Ele está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e às melhores práticas ambientais, sociais e de governança (Environmental, social and corporate governance – ESG), gerando resultados financeiros a serem destinados a projetos de inclusão e qualificação sociodigital.

A coleta contempla toda a linha verde de Equipamentos Eletrônicos de TI e Telecomunicações, tais como: servidores, desktop, laptops, tablets, racks, centrais telefônicas, celulares e demais aparelhos de telefonia, impressoras, monitores, estabilizadores, fios e cabos eletrônicos, fontes, HD, hubs, roteadores, switches, mouses, teclados, placas eletrônicas etc.

Outros itens: Por gentileza nos consultar.

Modelo de economia circular e de impacto econômico, ambiental e social!

Inovando o modelo de descartes de equipamentos de tecnologia

1) Valorização Econômica e recursos para Inclusão Sociodigital
  • A Reubi, como braço operacional desta parceria, coletará os Equipamentos Eletrônicos de TI e Telecomunicações, com isenção dos custos de seus serviços de Certificação de Descartes, e remunerando financeiramente os lotes a serem coletados.
    Para obter a isenção dos Custos Logísticos de coleta e transporte, é necessário que a empresa apresente antecipadamente as informações de local da coleta e inventário simplificado dos equipamentos a serem descartados (fazer download da planilha abaixo).
  • A coleta será realizada em todo Brasil, com avaliação econômica transparente dos lotes e como parte dos recursos gerados serão destinados para projetos de inclusão sociodigital a serem indicados pela ABES e o Observatório como, por exemplo, a doação em comodato de equipamentos de TI.
    A Reurbi já atende, atualmente, mais de 80 projetos sociais de inclusão sociodigital apresentados neste link.
2) Compliance e Impacto Ambiental
  • Compliance às empresas ao garantir a coleta e logística reversa em conformidade com a Legislação Ambiental (PNRS – Lei 12.305/2010), certificando a destinação correta dos materiais descartados após inventário detalhado dos equipamentos do lote descartado.
  • Garantia de segurança patrimonial ao efetuar a descaracterização de propriedade e de segurança de TI com processo de sanitização dos dados e mídias dos HDs seguindo protocolo do processo NIST 800-88.
  • Emissão de Relatório de Impacto Ambiental na Redução de emissão de Gases de Efeito Estufa e Metais Tóxicos.
3) Linha de atuação

A linha de atuação do programa contempla toda a linha verde de Equipamentos Eletrônicos de TI e Telecomunicações, tais como: servidores, desktop, laptops, tablets, racks, centrais telefônicas, celulares e demais aparelhos de telefonia, impressoras, monitores, estabilizadores, fios e cabos eletrônicos, fontes, HD, hubs, roteadores, switches, mouses, teclados, placas eletrônicas etc.

Outros itens: Por gentileza nos consultar. O programa não inclui a coleta de materiais em residências.

Roteiro

Para viabilizar o descarte, favor responder as questões abaixo no roteiro que preparamos para você, preencher o inventário com os equipamentos disponíveis para descarte (arquivos disponíveis para download) e enviar para o endereço de e-mail abaixo.

a) Endereço Coleta (completo com CEP)
b) CNPJ
c) Nome e telefone do responsável no local de coleta
Horário permitido para coleta
Como os equipamentos estão acondicionados (soltos, em caixas, etc)
Emitem nota fiscal de saída? (Somente alinhar, pois podemos emitir NF de entrada do lote)
d) Peso do descarte: (  ) até 500 kg | (  ) até 2.5 T | (  ) 7 T ou mais
e) Caso emitam o MTR, a classificação para transporte de eletrônicos é Classe II B – Código 16 02 14 – Destino R13.

Disponibilizamos os contatos da ReUrbi para esclarecimentos e envio das informações solicitadas:

Telefone: (12) 3958-4701 – Débora
E-mail: contato@reurbi.com.br – Josiane
Site: www.reurbi.com.br

Roteiro

Faça download do arquivo e siga o roteiro para enviar seu descarte

Inventário

Faça download do arquivo para cadastrar os itens a serem descartados

Parceria
Entre em contato

Telefone: (12) 3958-4701 – Débora
E-mail: contato@reurbi.com.br – Josiane
Site: www.reurbi.com.br

pt_BRPT