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*Por  Eduardo Berti Sanches e Paulo Rogério Magri

Segundo Guilherme Evans, Líder da Deloitte Digital: Transformação digital é o impacto da evolução tecnológica, cada vez mais acelerada, aplicada aos negócios, na busca do ganho de eficiência e eficácia, normalmente em três grandes esferas: na experiência do cliente, nas operações e nas ferramentas e formas de trabalhar “.

Essa transformação consiste em um processo que uma organização aplica para integrar a tecnologia digital em todas as suas áreas, com o objetivo de agregar valor aos negócios e principalmente aos clientes. As mudanças, com a adoção da transformação digital, são principalmente culturais, podem até alterar conceitos operacionais e estes devem buscar atender às expectativas do cliente.

A partir da mudança cultural, a organização criará soluções digitais, como aplicações móveis e/ou uma plataforma de comércio eletrônico; migração de computadores OnPremises para computação em nuvem; adoção de sensores inteligentes para redução dos custos operacionais.

A transformação digital visa manter a competitividade em um panorama tecnológico em constante mudança. Essa transformação é inevitável. É uma realidade, pois a tecnologia está intrinsecamente ligada à operação, estando na base dos negócios, dos processos e da experiência do Time de Profissionais. Portanto deve fazer parte da estratégia da Organização.

Assim, as organizações devem se adaptar às novas tecnologias para continuarem atuando num mercado extremamente competitivo e que ainda pratica bem pouco a coopetição. Confira matéria sobre o tema!

Transformação digital é inovação e evolução das tecnologias aplicadas aos negócios, como fim ou meio das operações, com impacto na cultura e nos processos internos.

Um dos objetivos da transformação digital é preparar as organizações para as adversidades. Contudo, é também uma ferramenta para a fazer vibrar a inovação e o aumento da capacidade produtiva, com menores custos.

Os benefícios advindos dessa transformação podem ser verificados através do aumento da produtividade, ambientes mais amigáveis etc.  Como exemplo, trazer mais facilidade do cliente para buscar sites e sistemas que melhoram a comunicação.

A transformação digital precisa ocorrer em todos os aspectos da organização:

Cliente – é o centro, para que a implementação seja realmente eficaz. Primeiro é preciso analisar o contexto no qual o cliente está inserido como a sua jornada, seu comportamento, suas expectativas.

Profissionais – deve haver treinamento dos seus profissionais para contribuir com a mudança da cultura e assim se entusiasmem e se comprometam com a nova mentalidade. A liberdade criativa deve ser incentivada. Depois que uma ideia é testada, aí sim pode-se continuar a transformação digital para implementá-la em larga escala.

Planejamento – há de se planejar com cautela, fornecendo ferramentas adequadas para se ter uma transformação digital eficaz.

Líderes – trarão ordem em todas as etapas do processo.  Todas as tecnologias deverão ser avaliadas sob diversos ângulos, para que reduza a chance de erro quando de sua implementação.

Clientes, profissionais, líderes, tecnologias devem se relacionar colaborativamente para que a cultura da inovação seja bem-sucedida, trazendo benefícios à organização.

O acompanhamento dos processos e o feedback é de suma importância, pois apontará acertos, eventuais falhas e assim novos rumos a serem trabalhados.

Como a transformação digital é uma jornada, a introdução de pontos de verificação oferece a oportunidade de flexibilidade para fazer mudanças, quando necessárias.

Hoje a organização deve ter a capacidade de se moldar a mudanças, apontando para o futuro, colocando as tecnologias em seu favor. Assim, terá seus desafios simplificados, otimizados e resolvidos.  Investir nessas mudanças é olhar para o futuro.

Lembrando que a transformação digital, começa quando uma organização passa do estágio onde se esta, para o estágio intencional.

Surgem os principais líderes e agentes de mudança e eles começam a testar novas tecnologias, buscam aprovação formal dos executivos da organização para liderar a mudança. A cultura da empresa pode se tornar um obstáculo nesse momento, e a liderança deve incentivar ativamente a cultura da inovação para reforçar a transformação digital.

É preciso que grupos e departamentos individuais concordem em trabalhar de maneira colaborativa. As partes criam um roteiro estratégico focado na inovação para consolidar a transformação digital de sucesso. Eles planejam diferentes aspectos da mudança, como propriedade, pesquisa, esforços e investimento.

A organização passa para outro patamar: a construção do futuro, trazendo o máximo possível para o presente.

*Eduardo Berti Sanches, CEO da DIGITI e Paulo Rogério Magri, Diretor da ASPR

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

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