Com mais de 20 de atuação junto à ICANN, Vanda Scartezini obteve reconhecimento do seu compromisso com o modelo de participação múltipla da ICANN e sua liderança em vários grupos da comunidade

São Paulo, 22 de junho de 2022 — Vanda Scartezini, conselheira e diretora da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) recebeu da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) o Prêmio de Excelência da Comunidade da ICANN. Trata-se de um reconhecimento ao seu compromisso com o modelo multiparticipante da ICANN e sua liderança em vários grupos comunitários da entidade.

O Prêmio de Excelência Comunitária da ICANN homenageia aqueles que contribuíram de forma relevante na busca por soluções baseadas em consenso para a formulação de políticas no ecossistema da Internet mundial. Membro ativo da comunidade desde 2000, Vanda Scartezini (que é engenheira eletrônica, cofundadora e sócia da Polo Consulting Associated e sócia da IT Trend Consulting) colaborou com muitos grupos e comitês comunitários da entidade ao longo dos últimos 22 anos. A especialista liderou o Comitê Consultivo em Geral, o Comitê Consultivo Governamental e o Comitê de Nomeação da ICANN, e foi membro do Conselho de Administração da ICANN, do Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade e da Organização Regional das Ilhas Latino-Americanas e do Caribe. E como cofundadora do DNS Women Program, em 2009, Vanda Scartezini forneceu um suporte inestimável ao modelo multistakeholder da ICANN e sua eficácia. Pioneira na criação do Programa de Bolsas da ICANN, também atuou no Comitê de Seleção de Bolsas por três anos.“O painel de seleção de representantes das organizações de apoio e comitês consultivos da ICANN reconheceu o compromisso de Scartezini com o modelo de participação múltipla da ICANN e sua liderança em vários grupos da comunidade”, destacou a entidade em nota oficial.

Sobre a ICANN
Formada em 1998 como uma corporação de benefício público sem fins lucrativos com uma comunidade de participantes de todo o mundo, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers — em português, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é uma entidade subordinada ao Governo dos Estados Unidos e tem como missão ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IPv4 e IPv6), pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genéricos (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), assim como as funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz, a ICANN está vinculada ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos desde o início de suas atividades e foi criada para coordenar tarefas originalmente executadas mediante contrato com o governo dos Estados Unidos da América, por meio da Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades.

Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:

ABES

Weber Shandwick Brasil — abes@webershandwick.com   

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT