*Por Samir Mazzer Chuffi

É evidente que oferecer uma jornada de compra completa aos clientes que buscam realizar investimentos em novos softwares e tecnologia, tornou-se indispensável para o sucesso das empresas, uma vez que, ao avançar por todas as etapas, a companhia garante que terá recebido desde uma avaliação e diagnóstico preciso, até a oferta dos melhores e mais modernos serviços e soluções para a otimização de seu ambiente tecnológico.

Neste contexto, o principal objetivo da jornada de compra, seja em um projeto de computação em nuvem ou outra aplicação, é fornecer ao cliente todos os recursos necessários para a otimização de sua estrutura, garantindo apoio durante todo o processo e a sua satisfação de ponta a ponta.

Etapas essenciais para a jornada de compra do cliente no processo de migração para a nuvem

Com as constantes transformações ocorridas nos últimos anos, a computação em nuvem tornou-se um conceito muito difundido. A tendência é reforçada no relatório The Global Risks Report, do Fórum Econômico Mundial, que apontou que os gastos com cloud deverão atingir US$ 623 bilhões até 2025, mesmo ano em que é esperado um total de 85% das companhias operando dentro da nuvem, globalmente, de acordo com o Gartner.

Levando em conta este cenário promissor, a computação em nuvem tem possibilitado às companhias consumir recursos e armazenamento compartilhados ao invés de construí-los e mantê-los dedicados, operando e otimizando a infraestrutura de maneira independente, garantindo flexibilidade, segurança e economia.

Desta forma, no processo de migração para a nuvem, existem etapas importantes para que a jornada de compra do cliente seja totalmente eficaz. Um passo primordial para o sucesso de qualquer projeto nesse sentido, é contar com um parceiro especializado, que auxiliará em todas as fases e especificidades.

O próximo passo, é a realização de um assessment, ou processo de descoberta, no qual uma avaliação do ambiente tecnológico em questão e uma consultoria personalizada envolvendo tanto o time técnico como também o time de negócios para descobrir o que se deseja de TI no curto, médio e longo prazo são colocadas em prática. Na sequência, é proposto ao cliente um planejamento com opções de caminhos a serem seguidos com base no diagnóstico inicial para por fim, seguir com a implementação e o suporte contínuo do novo ambiente.

Modernização de aplicações e gestão de softwares

Existem outras tecnologias importantes como por exemplo a modernização das aplicações, que estabelece a base de uma estratégia de TI mais assertiva e possibilita uma melhor jornada de compra durante o processo de migração para a nuvem. Essa modernização permite que aplicações legadas sejam transformadas para serem utilizadas na nuvem com maior eficiência, ágeis, integradas e uma considerável redução dos custos operacionais, abrindo caminho para uma jornada muito saudável.

Nesse sentido, é essencial que a empresa também realize uma gestão de software para identificar se os contratos de licenciamentos estão realmente sendo utilizados pela organização da forma correta, a fim de tornar assuntos burocráticos como a renovação de licenças, otimizações e compliance um assunto sempre controlado.

Além disso, a cibersegurança deve ser priorizada durante as etapas desta jornada, uma vez que ataques cibernéticos podem acarretar em vazamento de informações, indisponibilidade de aplicações, danos financeiros, e até mesmo, perda de reputação e confiabilidade da marca. Por isso, faz-se essencial realizar uma avaliação de vulnerabilidade no ambiente tecnológico e confirmar se os principais requisitos de segurança digital estão sendo cumpridos.

Importância do pós-venda para garantir a experiência do cliente

A última fase da jornada de compra do cliente visa prepará-lo cada vez mais para o futuro. Ou seja, o mercado tecnológico evolui a cada dia e exige das empresas um acompanhamento contínuo, pois caso contrário, o êxito não acontece.

Desta forma, com todas as fases do processo finalizadas, o desenvolvimento da cultura, maiores interações entre as áreas e todas as vantagens da nuvem já começam a ser observadas e os benefícios notados, as empresas avançam mais rápido e aceleram seu investimento em seu processo de modernização contínua.

Por isso, as empresas precisam estar preparadas para prosseguir na batalha das modernizações tecnológicas. E, uma jornada de compra do cliente completa tendo a tecnologia como aliada, será sempre indispensável para alavancar os negócios.

*Samir Mazzer Chuffi é Líder de Soluções de Vendas de Serviços em Cloud da SoftwareONE

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

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