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Por Amanda Almeida
 

As mais de 6 milhões de Micro e Pequenas Empresas respondem hoje por 27% do PIB brasileiro, segundo o SEBRAE. Este importante setor da economia brasileira vem buscando, cada vez mais, soluções e tecnologias que se adequem ao seu modelo de negócios e atendam suas demandas e, por isso, nos deparamos a cada dia com mais fabricantes de TI desenvolvendo soluções exclusivas e com benefícios diferenciados para este setor.

Lamentavelmente, no início dos anos 2000 os fabricantes de TI acreditavam que as soluções ideais para este segmento, o SMB (empresas que possuem até 499 empregados), teriam suas necessidades atendidas pelos produtos já disponibilizados no mercado e com custos incompatíveis com o poder de compra dessas organizações.

Vale lembrar que, na ocasião, este segmento não conseguia garantir um volume de consumo que fizesse com que os grandes fornecedores investissem na personalização dessas soluções. O que víamos eram ofertas corporativas adaptadas, que na prática se distanciava da realidade e da necessidade organizacional das pequenas e médias empresas.

É evidente que o segmento de SMB precisa muito mais do que ofertas ajustadas, ele precisa de soluções de TI que coloquem sua capacidade de produção em paridade com grandes corporações e, ao mesmo tempo, com investimentos compatíveis com a realidade dessas empresas que enfrentam pesadas obrigações legais, como: folhas de pagamento, alta carga de impostos e uma economia geral pouco estável.

Diante deste cenário, uma grande tendência do mercado de TI, as soluções em cloud computing, ou na nuvem, vem se mostrando uma grande oportunidade para a democratização das soluções em tecnologia que contribuem com uma melhor governança nas empresas de todos os segmentos. Sem dúvidas, as soluções na nuvem são ferramentas eficientes e de baixa complexidade que auxiliam o gerenciamento de qualquer organização, pois se ajustam a qualquer tipo de negócio, seja ele um pequeno comércio ou uma multinacional.

O fim da necessidade de investimentos em infraestrutura pesada, como servidores e a possibilidade de disponibilizar informações e acessso a colaboradores remotos em qualquer lugar (mobilidade),  faz com que as SMB tenham a possibilidade de consumir, serviços de alta qualidade que realmente trazem diferenciais competivos ao seu business.

O desafio agora é fazer com que as ofertas na nuvem sejam apresentadas de maneira coerente e personalizadas ao pequeno e médio empresário, que certamente tem uma série de dúvidas e receios relacionados a continuidade do seu negócio e a capacidade de evoluir de acordo com o que o mercado demanda.
 
 
Amanda Almeida é diretora de Marketing da Brasoftware e desenvolve a estratégia de comunicação e gestão de ofertas para o segmento SMB da empresa há mais de 15 anos.

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