Por *Alejandro Couce
O ambiente atual de negócios transformou cada empresa em uma empresa de dados. Em cada etapa, elas precisam interconectar tudo com tudo para ter uma melhor visibilidade dos dados. A terceirização de tecnologias da informação ficou no passado e agora as organizações precisam resolver seus problemas internamente. No entanto, hoje, diferentes linhas de negócios precisam acessar essas ferramentas digitais para identificar oportunidades e resolver problemas, reduzindo custos e se beneficiando de inovações.
Dentro desse cenário, a consultoria de tecnologia Gartner salienta que a automação das tarefas em ciência de dados será 40% maior em 2020. É por isso que a produtividade e o uso de análises aumentarão em termos de perfil do citizen data science, capaz de gerar modelos que usam diagnóstico avançado ou recursos preditivos e prescritivos, mas cuja função principal está fora da estatística ou da análise.
Atualmente, tomar decisões melhores e imediatas é algo que todas as organizações desejam, onde todos os setores e áreas da empresa estão capacitados a trabalhar com dados em tempo real. Para isso, é necessário que as empresas tenham uma plataforma de tecnologia de negócios digitais. De acordo com dados da União Europeia, o futuro é digital e já o vivemos, já que 45% dos empregos em 2020 estarão relacionados ao ambiente digital.
Seja na nuvem ou em dispositivos que funcionam à base da Internet das Coisas (IoT), é melhor que a plataforma de tecnologia de negócios digitais seja baseada em tecnologias de integração modernas e parecidas. Isso permite que a plataforma utilize as tecnologias atuais, incluindo microsserviços (permite que serviços individuais sejam implementados e escalonados de forma independente), arquiteturas sem servidor, arquiteturas baseadas em eventos e machine learning, entre outros. Essa combinação permite decisões baseadas em dados.
Para que a transformação digital seja eficaz são necessários hardwares, softwares, pessoas e processos, beneficiando-se de tudo o que eles têm para oferecer, e não apenas para agir de forma inteligente e em tempo real, mas para aprender e melhorar ao longo do caminho, que é o que permite que uma empresa se destaque – e com as plataformas tecnológicas digitais é possível. Pronto para construuir (ou evoluir) sua plataforma de negócios digitais?
* Alejandro Couce é gerente geral da TIBCO para América Latina e Caribe
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software