Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100% dos bancos
entrevistados neste ano
O tema da cibersegurança ganhará destaque no FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que será realizado de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema foi apontado como prioridade estratégica para 100% dos bancos entrevistados na 1ª etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, divulgada no mês de maio. Evento tem apoio institucional da ABES.
Para este ano, as instituições destacaram que o foco de investimentos está centrado em arquitetura, infraestrutura e ferramentas especializadas em estratégias para detecção e resposta a ameaças cibernéticas, gestão de identidades e acessos, treinamento e conscientização dos colaboradores, cloud security, testes de invasão e criptografia dos dados e informações.
De acordo com a pesquisa, oorçamento total dos bancos brasileiros destinados à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir, neste ano, R$ 47,4 bilhões. E cerca de 10% deste montante é destinado para a cibersegurança.
E neste ano, o FEBRABAN TECH promoverá a trilha “A visão do futuro dos bancos na garantia da cibersegurança”, que trará diversos especialistas do mercado financeiro para o debate.
O painel “Antecipando ameaças: bancos sempre um passo à frente na segurança”, que acontecerá dia 26 de junho, das 11h15 às 12h15, no Auditório Cinza, terá como ponto alto o trabalho do Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban, que une equipes dos bancos para prevenção, identificação e combate ao crime cibernético.
Para muito além dos firewalls avançados, as abordagens proativas têm sido o grande diferencial do trabalho. Múltiplos fatores de autenticação e detecção de qualquer ameaça em tempo real completam o grande cenário das ações que vêm garantindo a segurança e maturidade do setor bancário brasileiro.
“Tendências e soluções contra fraudes e ataques cibernéticos”, 26 de junho, às 14h, no Auditório Azul é o painel que apontará os desafios enfrentados pelo setor financeiro na era digital, incluindo as ações contra fraudes e ataques cibernéticos, e trará estratégias para mitigar esses riscos. Abordará a importância de tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning), para fortalecer as defesas cibernéticas, e enfatizará a necessidade de os líderes do setor estarem atualizados, sempre estando um passo à frente, para adotarem práticas de segurança eficazes para proteger ativos e a confiança dos clientes.
Dia 27 de junho, 13h30, no Auditório Cinza, o tema “Segurança e experiência na identidade pós-digital” também trará uma discussão aprofundada sobre o tema. Na era pós-digital, a verificação de identidade é essencial para garantir segurança e conformidade nos negócios e, no setor financeiro, enfrenta-se o desafio constante de melhorar a experiência omnicanal enquanto se protege contra fraudes e se preserva a privacidade do usuário.
Às 16h30, também no dia 27 de junho, no Auditório Verde, será a vez do painel “IA, biometria, blockchain… Como as tecnologias trabalham a favor da segurança do cliente?”. Segundo projeções da Juniper Research, o número de verificações de identidade digital ultrapassará os 70 bilhões em 2024. E a autenticação biométrica será usada para proteger US$ 2,5 trilhões em transações de pagamento móvel. Mas onde mais as tecnologias de verificação biométrica serão usadas para proteger todas as transações bancárias, em qualquer canal? E como elas se relacionarão com outras tendências como a identidade comportamental, a autenticação multifatorial e o blockchain? Como a inteligência artificial pode ser um auxílio no combate a fraudes, que também podem usar IA? Estes serão alguns dos temas que serão debatidos no painel.
Temas em destaque este ano no FEBRABAN TECH:
O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.
Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O FEBRABAN TECH terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.
Veja as trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024:
- IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
- Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
- DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
- A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
- A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
- Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
- Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
- Cross industry: o digital expande e conecta mercados
- Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
- Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
- O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
- Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão