Compartilhe

*Por  Juliana Maria da Silva

Segundo a pesquisa “AI Recruitment Statistics: What Is the Future of Hiring?” (Estatísticas de Recrutamento por IA: Qual o Futuro da Contratação?), da Tidio, empresa que usa IA para experiência do cliente, quase sete em cada 10 recrutadores (67%) enxergam potencial no uso de IA para contratação de colaboradores e 26% acreditam que ela pode transformar o setor de Recursos Humanos.  Os dados confirmam: a Inteligência Artificial não é o futuro, é o presente!   

Com a ascensão da tecnologia na área de RH, muitas rotinas foram automatizadas – e otimizadas -, o que permitiu às empresas diminuírem erros e agilizarem processos que antigamente demandavam muito tempo. É o caso da admissão digital, seleção de currículos e criação de vagas.    

A IA não vem para “roubar” os empregos e funções de profissionais de RH. Pelo contrário, ela chega para proporcionar maior efetividade e qualidade em determinadas demandas, permitindo que o olhar humano se volte para funções que exijam maior cuidado e atenção.   

Outro ponto que não podemos deixar de falar é a questão da segurança. Um sistema automatizado oferece uma proteção de dados que o “feito a mão” não permite. Milhares de informações sobre empresas e pessoas são distribuídas diariamente, reunindo dados sigilosos e pessoais. A companhia precisa se certificar que nada será vazado e há tarefas que somente a IA conseguirá fazer com 100% de eficácia.    

Muitas vezes, um setor que é voltado para relações entre pessoas, tem dificuldade em aceitar que a tecnologia pode ser favorável no dia a dia. Ela não tem que ser vista como um inimigo, mas sim como algo que permitirá que o trabalho ganhe fôlego e maior excelência.    

OCR trazendo maior autonomia para as demandas de RH   

Outra tecnologia que auxilia no dia a dia do RH é o OCR (Optical Character Recognition), que já está há um tempo no mercado e nos últimos anos teve grande evolução, principalmente na parte admissional, tornando-se outro grande aliado para as atividades de RH. O maior benefício da ferramenta é a automatização possível, uma vez que a equipe de Recursos Humanos tem o reconhecimento automático e eficiente de documentos físicos, como RGs, CPFs, CNHs, comprovantes de endereço e outros, automatizando a leitura e extração das informações essenciais para o processo de admissão.  Além de agilizar a coleta de dados, a integração com o OCR fortalece a segurança dos processos, com 90% de acuracidade por documento e o tratamento adequado das informações dos candidatos.    

 Outro grande destaque do OCR é que ele reduz a validação de documentos de 5 minutos para 1,5. Em uma empresa que faz diversas admissões semanalmente um grande volume de admissões, cada segundo conta! A inclusão do OCR em processos de admissão é um avanço significativo para empresas que buscam simplificar e acelerar seus processos de contratação.    

Os clientes da Senior Sistemas contam com a solução para reduzir erros manuais, aumentar a eficiência e oferecer uma experiência mais ágil aos candidatos recém-contratados. Inclusive, na própria Senior a ferramenta já é bastante utilizada, recebendo solicitação via fórum de produto, onde os clientes buscam por produtividade com tecnologia de reconhecimento de imagem. De forma prática e fácil, é possível obter inúmeros benefícios e implementar melhorias qualitativas nas demandas do dia a dia da equipe de Recursos Humanos.   

Outra melhoria é relacionada a ESG, uma vez que os usuários eliminam a necessidade de impressões e de documentos, assim como o arquivamento. Além disso, há promoção de boas experiências para colaboradores recém-admitidos, já que o processo ocorre de forma 100% digital, sem a necessidade de entrega e assinatura de documentos físicos.

* Juliana Maria da Silva, Head of Products Talent Acquisition na Senior Sistemas

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

acesso rápido

pt_BRPT