A TNT, maior transportadora de carga expressa do Brasil, encontrou no SAS, empresa líder em análise avançada de dados, o caminho para melhorar sua eficiência operacional, além de dar continuidade na excelência dos serviços prestados aos clientes por meio de novas técnicas estatísticas. Com a aquisição das ferramentas SAS Visual Analytics, SAS Visual Statistics e SAS Office Analytics, a transportadora será capaz de reestruturar sua plataforma de Business Intelligence (BI).
De acordo com o diretor de Operações e Tecnologia da TNT, Fabiano Fração, a companhia tem como base a utilização da tecnologia como diferencial competitivo e de desenvolvimento da sua capacidade analítica. Anteriormente, a transportadora utilizava um sistema próprio de BI, suficiente para as demandas em curso, mas considerada pouco eficientes se comparadas às atuais plataformas do SAS. “Essas ferramentas são a chave para analisarmos indicadores, melhorarmos a capacidade analítica da empresa e também atingir a excelência operacional. Com a análise preditiva, podemos antever um problema e evitar situações desagradáveis que poderiam acontecer com o cliente”, destaca.
De acordo com o executivo as soluções possibilitarão o uso de estatística de forma mais simples e bem desenhada, entregues de forma mais ágil, fácil e amigável. “Por serem ferramentas self-service, as áreas deverão efetuar análises com menos dependência do setor de TI e, consequentemente, aumentar a eficiência da área para que a mesma possa entregar novos diagnósticos e trabalhar questões estratégicas da empresa”, completa. O projeto teve início na área de Finanças e deverá ser expandido para os demais setores até o final do ano.
Fração afirma que a grande capacidade estatística do SAS foi o diferencial para o sucesso na negociação. “O SAS oferece soluções completas de Analytics e atendeu todas as nossas solicitações com sobra. É uma companhia focada em análises avançadas de dados, com extenso conhecimento do segmento e que mantém sua gama de soluções de BI atualizada, de acordo com as necessidades do mercado”, finaliza.
A plataforma será de alcance para todos os departamentos da companhia, filiais e unidades de negócio da TNT. Inicialmente, 500 funcionários utilizarão as soluções. No entanto, como todos os colaboradores receberão os dados por esse meio, de forma indireta, sete mil pessoas estarão usufruindo da mesma plataforma.