Compartilhe

O InovaUSP foi o palco escolhido para o Pitch Night ABES, uma celebração ao empreendedorismo, à inovação e às startups, realizado no dia 10 de outubro e idealizado pelo Comitê de Startups, liderado por Cassio Spina e Eduardo Felipe Matias.

As atividades da noite foram conduzidas por Clara Savelli, Coordenadora de Projetos da ABES, e a abertura do evento ficou sob responsabilidade de Paulo Milliet Roque, diretor presidente da associação, que apresentou o propósito, os números e algumas atividades da entidade, como o tradicional Estudo do Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências, produzido pela ABES e a IDC. Paulo e Eduardo formaram a banca de avaliação dos pitches, ao lado de Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES, Daniel Annenberg, Consultor em Inovação, e Daniela Jacobina Pires, Coordenadora do Think Tank ABES.

Medição de minérios

Richard Feund, CEO da associada Konker. Mining, foi a primeira empresa a se apresentar. Ela é uma startup brasileira que foca em uma tecnologia inovadora baseada em telescópios de raios cósmicos para medição de minérios de ferro, que são instalados na base das pilhas. A tecnologia atende necessidades da produção de minérios, fornecendo em tempo real informações sobre o teor e o tamanho da pilha, e pode ser aplicada também para garantir a segurança de barragens de minério a fim de reduzir o risco de desastres ambientais.

Consumo de energia elétrica

Na sequência, Rodrigo Lagreca apresentou a startup a Energia das Coisas, que visa aproveitar oportunidades de mercado: o avanço da agenda global de ESG, a necessidade de redução das ineficiências do consumo de energia elétrica e a desregulação do setor elétrico.  Pela análise de dados do consumo de energia, os usuários dos sistemas disponibilizados pela startup podem reduzir o consumo, viabilizar melhores de decisões de negócios, evitar multas e, a médio prazo, avançar em projetos de descarbonização.

Fazenda de pescados 

A AQUI9 foca no setor de aquicultura, sendo uma agtech que desenvolve soluções de controle e gestão de processos para fazendas produtoras de pescado. Maicon Brande, um dos seus fundadores, explicou que a AQUI9 oferece aos clientes duas soluções integradas: sistema IoT (sensores para captação dos dados em campo) e uma Plataforma Digital (SaaS) para viabilizar o gerenciamento e a análise dos dados que ajudarão nas tomadas de decisões.

Desenvolvimento urbano

Roberta Berardo, sócia e desenvolvedora sênio no Place – Tecnologia para o Desenvolvimento Urbano, startup que integra o Grupo Ospa e que visa atender necessidades de quem deseja construir e investir em cidades: a falta de clareza de dados urbanísticos e a fragmentação das informações em diferentes bases. O Place é uma plataforma que cruza dados da legislação, do plano diretor, do mercado imobiliário e de arquitetura. Atende, principalmente, dois perfis de clientes: as incorporadoras e outros atores do mercado de arquitetura e construção; e o governo, para prover serviços de mapeamento urbano.

Encontre seu fornecedor de TI

A quinta startup a se apresentar no Pitch Night ABES foi a Match <IT>, plataforma que conecta fornecedores de serviço de TI ideais para cada cliente de projetos corporativos, por meio de uma solução de IA, que viabiliza conexão de quem precisa contratar TI com os melhores fornecedores. Já no mercado, a startup agregou um novo serviço ao seu portfólio a partir dos aprendizados, explicou sua fundadora Rose Ramos. O Transform IT para ajudar o potencial contratante a definir e refinar o seu projeto tecnológico, antes de partir para a contratação em si.

O pitch perfeito existe?

Além disso, o Pitch Night ABES teve uma mesa redonda com grandes nomes do cenário empreendedor brasileiro, abordando dicas de pitch e para o crescimento de startups: Paulo Mariotto, CFO da Incentiv, investida BR Angels do segmento ESG, cofundador da CMP Solutions, do Grupo Ambra; Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, investidor e líder do Comitê de Startups da ABES; e Eduardo Felipe Matias, advogado, sócio do escritório Elias, Matias Advogados e colunista da revista Época Negócios.

O evento contou com apoio da BR Angels, uma associação composta por mais de 250 CEOs e empresários de importantes empresas que, além de capital financeiro, entregam capital intelectual, valorizando, sobretudo, o conceito de Smart Money. A organização é parceira do ABES STARTUP INTERNSHIP PROGRAM.

O vídeo com o Pitch Night na íntegra  está disponível no Youtube. Confira!

acesso rápido

pt_BRPT