Compartilhe

A Mobilização já reciclou cerca de 190 toneladas de equipamentos obsoletos de TIC, gerando recursos que impactará a vida de mais de 36 mil pessoas, evitando mais de 360 toneladas de gases efeito estufa serem lançados ao meio ambiente.

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, com o objetivo de oferecer aos seus associados e empresas de tecnologia soluções para a redução da desigualdade e do impacto ao meio ambiente, marca presença no UN Global Compact Leaders Summit, evento promovido pela Organização das Nações Unidas em Nova Iorque. No dia 19 de setembro, líderes empresariais e governamentais, funcionários da ONU, partes interessadas dos ODS e profissionais da sociedade civil de todo o mundo estarão reunidos para discutir medidas para acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na oportunidade, Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES, levará as ações da associação para construir um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, como a Mobilização para a Redução da Desigualdade. Recentemente, a associação aderiu ao Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades (movimento é coordenado pela ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades) e, desde o início de 2022, faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, quando se comprometeu em contribuir efetivamente para 8 dos 17 ODS do Pacto Global. “Como destacado nas recomendações do G20 Índia, o setor privado tem um papel fundamental na temática da sustentabilidade, e a tecnologia é uma importante ferramenta para identificarmos formas de reduzir o impacto ao meio ambiente. A ABES, como uma entidade do setor de tecnologia, representando cerca de 85% do mercado brasileiro, não poderia ficar de fora das discussões do Global Compact Leaders Summit da ONU.”, ressalta Fücher.

Desde 2021, a Mobilização para a Redução da Desigualdade já reciclou 191 toneladas, gerando recursos que impactará a vida de mais de 36 mil pessoas, e evitando lançar ao meio ambiente 362 toneladas de gases efeitos estufa e 2 toneladas de matais tóxicos. A inciativa, que é realizada em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor e apoio da Weber Shandwick, tem como público-alvo todas as empresas do território nacional, associadas da ABES ou não, que possuem equipamentos de TIC a descartar e que tenham interesse em participar deste movimento de impacto positivo no meio ambiente, sempre atendendo as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês). Segundo Fücher, “este ano, a mobilização para a redução da desigualdade deverá ultrapassar a marca de 200 toneladas de equipamentos de TIC recicladas, evitando a emissão de mais de 3.8 toneladas de gases efeito estufa, e ao mesmo tempo, estaremos gerando recursos para impactar a vida de dezenas de milhares de pessoas, através do letramento digital.”

Sobre a ABES 
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 232 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 92 bilhões em 2022. Acesse o Portal ABES ou ligue para: +55 (11) 5094-3100.

ABES
Contatos para a imprensa | Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com
Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT