Compartilhe

Associação promoverá, no próximo dia 31 de agosto, evento online e gratuito com especialistas do setor para debater o tema

São Paulo, 25 de agosto de 2022 – O Marco Legal das Startups introduziu mudanças no ecossistema de inovação e abriu caminhos para que os órgãos e empresas públicas estabeleçam Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI) com startups. Atenta a este cenário, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software promoverá, no próximo dia 31 de agosto, um evento com a participação de especialistas do setor, e no qual irá lançar o Guia sobre o Regime Especial de Compras Públicas. As inscrições para o evento, que será gratuito e com tradução em libras, podem ser feitas neste link, e a transmissão acontecerá ao vivo a partir das 8h30 no canal da ABES no YouTube.

Sancionado em 1° de junho de 2021, o Marco Legal de Startups (MLS) prevê o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), um processo de licitação que permite ao gestor público testar soluções para resolver problemas da gestão pública brasileira. Inspirado no modelo de inovação aberta, o processo de licitação do MLS permite ao gestor apresentar problemas ao ecossistema de inovação e selecionar a solução com maior capacidade de enfrentá-lo.

“No contexto atual em que compras públicas são prioritariamente baseadas no critério de menor preço, o MLS se apresenta como uma oportunidade para o gestor público rever suas práticas ao selecionar soluções inovadoras. Ao disponibilizar este Guia, a ABES demonstra seu entendimento de que a realização de compras por critérios de custo-benefício, focadas em resolução de problemas, tem potencial de gerar benefícios não só para a gestão pública, mas também maior dinamismo no ecossistema de startups”, declara Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES.

Os convidados da ABES para o webinar de lançamento do são Guia sobre o Regime Especial de Compras Públicas são Thaís Gomes (Advogada da equipe de Inovação e Startups do Elias, Matias Advogados. Pós-graduada em Direito Empresarial pela PUC/SP), Guilherme Dominguez (Cofundador e CEO do Programa de Aceleração de Startups BrazilLAB; Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP), Marcos Pinto (Diretor de Empreendedorismo Inovador no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), Susana Santos (Líder do Comitê de Compras Públicas da ABES e Especialista Jurídico da Neoway), Cassio Spina (Líder do Comitê de Startups da ABES, Presidente da Anjos do Brasil e Investidor), e Paulo Milliet Roque (Presidente da ABES).

CARD DO EVENTO 1

CARD DO EVENTO 2

EVENTO: Webinar de lançamento do são Guia sobre o Regime Especial de Compras Públicas 

Data: 31 de agosto, quarta-feira, às 8h30

Transmissão: canal da ABES no YouTube
Inscrições: site do evento

 

Sobre a ABES           

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Criado para fortalecer as startups, o ABES Intership Program atua gerando sinergia entre fundos de investimentos, incubadoras e aceleradoras e contribuir para que os negócios possam superar as dificuldades presentes no mercado, colocando à disposição os mais de 35 anos de experiência da ABES nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica. A iniciativa disponibiliza todos os serviços oferecidos pelas entidades a seus associados, como plantão jurídico-tributário, orientadores, guias, completa infraestrutura de compliance, diagnóstico LGPD, dados de mercado, e grupos de discussão sobre relevantes temas do setor, como IA, segurança cibernética, LGPD, tributário, entre outros. Detalhes do ABES Startup Internship Program estão disponíveis neste link e não há custos ou taxas para participar. 

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

 

Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.  

Contatos para a imprensa: 

ABES 

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com  

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT