Escolha uma Página
Compartilhe

Iniciativa da ABES, que visa promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa e que contribuam para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil, firmou-se como uma referência para o setor de tecnologia. Nova chamada, lançada este mês, busca novos pesquisadores

Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) lançou, em 2023, o seu Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação. Um ano após o início dos trabalhos, a ABES celebra os resultados obtidos por meio da participação de 23 pesquisadores, que foram aprovados em três chamadas públicas realizadas ao longo do ano passado. 

Conduzido em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), o Think Tank da ABES contou, em seu primeiro ano, com uma equipe especializada em áreas como Cidades Inteligentes, Inteligência Artificial, Dados Abertos, entre outras, refletindo o compromisso do programa em abordar os desafios contemporâneos mais prementes. 

De acordo com a pesquisadora Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES, Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e responsável pelo Think Tank, os participantes do programa desempenharam um papel vital na moldagem de novas políticas públicas. “Com seu conhecimento aprofundado e pesquisa orientada, eles demonstraram um engajamento excepcional em comitês estratégicos e representaram a ABES em eventos nacionais e internacionais. Essa atuação proporcionou uma troca valiosa de ideias, ampliando o alcance do programa e fortalecendo as redes profissionais e contribuindo para a elaboração de agendas regulatórias e para a promoção de conhecimentos embasados em dados, influenciando decisões governamentais e direções estratégicas”, afirma Jamile. 

Programa ofereceu treinamentos e oportunidades de desenvolvimento profissional 

Os pesquisadores vieram de várias regiões do país, mostrando a abrangência nacional do programa. O alto nível acadêmico dos participantes – de doutorandos a pesquisadores plenos – destacou a qualidade e o rigor intelectual do programa. “Os pesquisadores refletiram sobre tendências, estudaram, debateram e propuseram soluções para os principais desafios do país, tendo em vista que as novas tecnologias são vetores de profundas transformações”, detalha Jamile Sabatini Marques. 

A contribuição dos participantes, marcada pela excelência e pela dedicação, enfatizou a importância deste programa para o desenvolvimento social e tecnológico. Além da promoção de pesquisas, o Think Tank da ABES também focou no desenvolvimento profissional contínuo, oferecendo aos pesquisadores participantes treinamentos em áreas como Compliance e LGPD. “Esses treinamentos foram fundamentais para manter os participantes atualizados a respeito das melhores práticas e tendências emergentes”, completa Jamile. 

O feedback dos participantes, de acordo com a ABES, foi positivo e ressaltou benefícios como expansão de redes de contatos, acesso a informações atualizadas e aumento da visibilidade de suas próprias pesquisas. “Eles forneceram sugestões valiosas para aprimorarmos edições futuras do programa que, até aqui, foi um exemplo notável de como a colaboração intelectual pode gerar avanços significativos em políticas públicas e inovação”, aponta. 

ABES abre chamada para novos pesquisadores 

Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a ABES lança o edital de fluxo contínuo do Programa Fellowship de seu Think Tank. O edital visa selecionar doutorandos, pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado completo vinculados a uma instituição de ensino, nacional ou estrangeira, com o objetivo de ampliar o nível de excelência científica e tecnológica nas áreas de interesse do Centro. Para baixar o edital e preencher o formulário de inscrição, acesse o site oficial. 

Ao todo, serão selecionados candidatos para os temas: 

· Inteligência Artificial

· Plataformas Digitais

· Governo Digital e Governo Aberto

· Futuro Do Trabalho

· Identidade Digital

· Privacidade e Proteção de Dados

· Dados Abertos

· Segurança Cibernética

· Segurança Jurídica e Tributária

· Reforma Tributária do Setor de Tecnologia

· Cidades Inteligentes

· ESG (Environmental, Social and Governance)

· Inovação e Fomento

· Compras Públicas 

Após a publicação do resultado final, os selecionados serão convocados para celebração do Termo de Responsabilidade. A Comissão de Seleção selecionará o participante para a execução do Plano de Trabalho a ser desenvolvido no prazo de 12 meses, prorrogável por mais 12 meses.

A estratégia da ABES para o seu Think Tank prevê a participação dos integrantes em eventos, entrevistas, audiências públicas e reuniões com stakeholders, além de estimular o diálogo entre

os diversos interlocutores envolvidos na agenda de ciência e inovação, a fim de promover mudanças positivas para o ecossistema brasileiro.

“Desta forma, a ABES fortalece sua posição como referência nacional na interlocução direta com diversos órgãos de governo que atuam na formulação de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e, principalmente, federal; com a Academia, Institutos de Ciência e Tecnologia e a sociedade civil – alinhada com modelo de hélice quádrupla e o desenvolvimento de redes colaborativas”, afirma Jamile.

Sobre a ABES

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação. 

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 232 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 92 bilhões em 2022. Acesse o Portal ABES ou ligue para +55 (11) 5094-3100. 

ABES – Contatos para a imprensa: Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com 

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314

Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT