Escolha uma Página
Compartilhe

Associação integra movimento coletivo para transformar o combate às desigualdades em prioridade nacional; lançamento será dia 30 de agosto, no Congresso Nacional, em Brasília

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software participou, nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, do lançamento do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, no Congresso Nacional, em Brasília. Junto a outras organizações, a ABES estará articulada em um novo movimento coletivo para transformar o combate às desigualdades em prioridade nacional. O movimento é coordenado pela ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades.

Na solenidade, foram apresentadas as primeiras ações práticas do coletivo: 

· Lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades, que promoverá um diagnóstico da situação atual das desigualdades brasileiras a partir do levantamento de dados relativos a indicadores em 12 áreas, em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP);

· Criação da Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades, com primeiras propostas de PLs;

· Instituição do Prêmio de Combate às Desigualdades para municípios que tiverem obtido os melhores resultados de redução de desigualdades.

· Lançamento de publicações com propostas para municípios, empresas e sindicatos de trabalhadores atuarem para combater as desigualdades.

· Apresentação de pesquisa nacional sobre as atitudes e as percepções dos brasileiros em relação às desigualdades e o mapa das desigualdades entre as capitais brasileiras.

Renata Boulos, Diretora Executiva do Pacto, e Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES

Além do monitoramento dos avanços e retrocessos das diferentes dimensões das desigualdades brasileiras a partir da coleta anual de dados pelo Observatório, o Pacto prevê o monitoramento de políticas públicas de combate às desigualdades e a cobrança de resultados de forma contínua, visando assegurar que as políticas implantadas de fato combatam as desigualdades.

“A ABES fica feliz em aderir ao Pacto, por estar totalmente alinhado ao nosso propósito de ajudar a construir um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, onde temos certeza do papel da tecnologia na melhoria da qualidade de vida, de forma inclusiva e igualitária. Esperamos contribuir para o combate às desigualdades no Brasil, através da Mobilização Para A Redução Da Desigualdade, liderado pela ABES, em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com o apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão sociodigital, por meio de recursos obtidos através da reciclagem de equipamentos obsoletos de TIC. A mobilização já reciclou cerca de 190 toneladas, gerando recursos que impactará a vida de mais de 36 mil pessoas em 5 anos. Somos signatários da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, comprometidos em contribuir efetivamente para 8 dos 17 ODS do Pacto Global,”, detalha Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES.

Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 232 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R 92 bilhões em 2022. Acesse o Portal ABES ou ligue para: +55 (11) 5094-3100.

acesso rápido

pt_BRPT