– Projeto 100% conduzido pela equipe da SoftwareONE teve como objetivo garantir entregas mais assertivas com melhor custo-benefício
– A parceria aumentou em mais de 16 milhões o número de entregas do aplicativo da Bee Delivery, o que resultou em 23% de redução de custos
Potencializar uma operação com menos custos e mais resultado. Esse foi o objetivo da parceria entre a Bee Delivery, franquia de entregas por aplicativo, e da SoftwareONE, líder em soluções de software e tecnologia de nuvem, que juntas conseguiram aumentar o número de cidades e entregas da Bee Delivery, por meio da otimização do Google Maps no aplicativo.
Empresa de logística fundada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a Bee Delivery teve seu modelo de franquias expandindo primeiramente na região Nordeste até ganhar notoriedade nacional. De acordo com o Gerente de Tecnologia da Bee Delivery, Ramon Sarmento, antes da consolidação do projeto, uma das principais dificuldades da companhia, que preza por uma entrega expressa e de qualidade, era conseguir a verificação do endereço do cliente, bem como a otimização do percurso a ser realizado pelos entregadores.
Nesse sentido, a empresa iniciou o uso do Google Maps para realizar entregas em bairros, e teve bons resultados, mas com a expansão do negócio, o gerenciamento ficou complexo. “Nós pré-cadastrávamos os bairros e condomínios e, manualmente, buscávamos o ponto central do endereço para mapear aquele ponto como uma região na Bee Delivery. Com o passar do tempo, percebemos que esse modelo não era escalável, surgindo a necessidade de colocar o Geocode”, explica Sarmento.
O empresário comenta que embora mais assertivo, esse sistema gerava uma despesa muito alta para a companhia, em torno de R$20 mil mensais. Desta forma, em busca de redução de custos sem perder qualidade, eles encontraram na SoftwareONE um atendimento exclusivo e personalizado para otimizar a logística da empresa.
A SoftwareONE realizou ações de otimização do uso do Google Maps, inserindo detalhes que favoreceram a operação, para que ela se tornasse mais dinâmica, como conta o Google Maps Global Business Executive – LATAM Leader da SoftwareONE, Diego Moreira, responsável pela condução do projeto. “Realizamos um trabalho padrão e de entendimento de adoção da API, que valida e indica qual a melhor forma de utilizá-la, para que a inversão de gastos com a ferramenta e o retorno fosse o mais viável possível”, afirma. O executivo esclarece ainda que o processo de implementação e negociação durou cerca de dois meses e agora já está em fase de finalização, seguindo para manutenção e futuros aperfeiçoamentos.
O processo de otimização do Google Maps
De acordo com o Diego Moreira, para uma completa otimização, primeiramente, foi realizado o mapeio do Google Maps de validação de endereços (por meio da API do Google denominada Autocomplete), a fim de garantir que a partir do momento em que o cliente comece a digitar o endereço, o Google reconheça e sugira o nome correto, minimizando intercorrências com locais inexistentes. “Assim, diminuímos muito o problema de entregas em lugares que não existem ou que, na verdade, ficam em outra parte da cidade. Isso resultou em velocidade e garantia das entregas, além da otimização do tempo do motoboy”, conta.
Para ganhar ainda mais agilidade nas entregas, a SoftwareONE auxiliou a Bee Delivery no desenvolvimento de outra API do Maps denominada Directions, capaz de identificar a melhor rota para chegar em determinado destino em menor tempo. Além disso, também foi realizada uma pequena adaptação nessa API para otimização de rota, feita por meio da API Directions Advanced. Com ela, explorando o uso da API, o cliente pode acompanhar todo o trajeto da entrega, até o destino final. O app Geocoding do Google Maps é o que realiza esse monitoramento e a API permite visualizar a movimentação no mapa.
Resultados além do esperado
A adoção dos diversos ajustes resultou no aumento da confiabilidade dos dados, que permitiu uma expansão, de forma orgânica, para mais cidades e regiões. Hoje, a Bee Delivery atende mais de 140 cidades e já ultrapassou 16 milhões de entregas desde o início da operação. Em faturamento, isso significou 23% de redução de custos, devido à diminuição da distância de deslocamento dos entregadores, que otimizou ainda mais as rotas de entrega. Vale destacar que, em paralelo às otimizações, a empresa também obteve um aumento no volume de requisições, graças à estratégia utilizada.
“Sentimos um grande impacto na gestão de custos, no suporte e na manutenção do serviço. Toda a comunicação e transparência trouxe uma sensação de segurança em utilizar o serviço de forma correta e a certeza de que somos cobrados pelo que realmente utilizamos”, ponderou Sarmento.
Sarmento relembra ainda das dificuldades de operação antes da chegada da SoftwareONE. “A documentação que utilizávamos era um pouco confusa. Não sabíamos ao certo como proceder. Me lembro que foi um ponto que nossa interface na SoftwareONE nos ajudou, tirando dúvidas quando necessário. Também tínhamos problemas com o suporte e resolução de problemas, que tomavam muito tempo da equipe. Intercorrências estas que agora temos respaldo necessário”, finaliza.