Compartilhe

Evento online e gratuito contará com a participação de especialistas e discutirá estratégias, desafios e cases de sucesso 

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software promove, no próximo dia 11 de maio, às 8h30, o webinar Talentos na Economia 6.0, com a participação de especialistas no tema. O evento, que será gratuito e terá tradução para libras, irá discutir estratégias e desafios na formação de mão de obra, com a perspectiva da formação de mão de obra e a importância do jovem neste processo. A necessidade de formação é latente para a geração de desenvolvimento econômico e maior competitividade das empresas.

“Vivemos uma escassez global de talentos digitais, o que torna a atração e a retenção de talentos em um dos principais desafios das empresas e dos setores de RH na atualidade. Esse cenário de alta procura por pessoas qualificadas e, ao mesmo tempo, de dificuldade na seleção é marcado pelo predomínio de profissionais abaixo das necessidades da Economia 6.0, o que nos leva a debater, entre outros aspectos, a importância de um planejamento estratégico e de ações pontuais por parte das empresas que precisam dar conta deste desafio”, declara Paulo Milliet Roque, presidente da ABES. 

Para Mônica Vargas de Castro, Superintendente Nacional de Operações e Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e uma das palestrantes do webinar, o estágio e a aprendizagem são caminhos que podem auxiliar os dois lados – empresas e estudantes – no adequado desenvolvimento dos talentos, tão essenciais à Economia 6.0. “Quando falamos em ‘talentos’, o primeiro insight que nos vem à mente são os jovens, uma geração reconhecida por sua vontade de fazer diferente e que contribui de forma significativa com o movimento de aceleração tecnológica. Embora possamos encontrar verdadeiros celeiros de talentos entre os jovens, ainda há muito que ensinar para esta juventude”, explica. 

O desafio da gestão de pessoas no contexto da Economia 6.0 esbarra nas grandes corporações e até nas startups. E, de acordo com Augusto Aielo, destaque na Forbes Under 30 (2019), CEO da aceleradora Voe sem Asas e que iniciou a sua jornada como Jovem Aprendiz, irá palestrar no webinar demonstrando este caminho percorrido. Para Aielo a resposta para esta questão é uma só: investir de forma diferenciada em educação e em inovação. “Educamos ainda hoje com a mentalidade da revolução industrial, na linha do ‘decorar, obedecer’. Precisamos revolucionar como educamos, precisamos revolucionar como gerimos nossos times, e precisamos entender que precisamos mudar o hoje para prosperarmos no futuro”, destaca.

Os convidados para o webinar Talentos na Economia 6.0 são Alexandre Mattos (Líder de Transformação Digital na Embraer | Valuable Young Leader), Augusto Aielo (CEO Voe sem Asas e Forbes Under 30 em 2019), Lilian Quintal Hoffmann (Diretora executiva de tecnologia e inovação da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo), Mônica Vargas de Castro (Superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE), Francisco Antonio Soeltl (Fundador, Chairman e CEO do Grupo MicroPower Global) e Paulo Milliet Roque (Presidente da ABES).

Serviço
Evento: Webinar: Talentos na Economia 6.0
Data: 11/05/2022, quarta-feira          
Hora: 08h30    
Inscrições no link

Sobre a ABES           

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.        

Com o objetivo de estimular a participação dos associados nos projetos da entidade e nos rumos da indústria brasileira de software e serviços, a ABES criou, em 1995, os Grupos de Trabalho (GT) que, desde 2013, passaram a usar a denominação de Comitês. Eles funcionam como fóruns para discussão de assuntos específicos relacionados ao setor, apresentação de propostas e planos de ações. O funcionamento dos comitês e GTs são orientados por um regimento interno estabelecido pela associação, que define as melhores práticas: funcionamento, forma de atuação, resultados e relatórios.

No dia a dia, os comitês e GTs devem manter um constante canal de comunicação entre o quadro associativo, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Liderado por Alcely Barroso, Ariela Simoni e Luciana Siciliano, o Comitê Futuro do Trabalho foi criado para conectar todos os associados a fim de mapear as necessidades convergentes entre eles e discutir tendências na Gestão de Pessoas, diante da ampliação do trabalho remoto e da automação, da necessidade de novas competências técnicas e emocionais dos colaboradores, das políticas de incentivo à inclusão e à diversidade, entre outros temas sobre o Futuro do Trabalho. Este fórum de integração também deverá promover um diálogo entre o setor de tecnologia, os formuladores de políticas públicas, profissionais da área de educação e de recursos humanos, tendo em vista que é fundamental incentivar a colaboração entre vários atores para criarmos juntos ações que atendam a demanda crescente por profissionais de tecnologia.  

Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833. 

Contatos para a imprensa: 

ABES 

Weber Shandwick Brasil
abes@webershandwick.com

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT