VMware e a NVIDIA anunciaram uma ampla parceria para oferecer uma plataforma corporativa de ponta a ponta para IA e uma nova arquitetura para data center, nuvem e edge, que usa o NVIDIA® DPUs (unidades de processamento de dados) com suporte e aplicações de última geração.
Com a colaboração, o conjunto de softwares de IA disponível no hub NVIDIA NGCTM será integrado ao VMware vSphere, VMware Cloud Foundation e VMware Tanzu. Isso ajudará a acelerar a adoção de Inteligência Artificial, permitindo que as empresas estendam a infraestrutura existente para IA, gerenciem todas as aplicações com um único conjunto de operações e implementem um ambiente onde os dados residam, no data center, nuvem e edge.
Além disso, como parte do Projeto Monterey anunciado separadamente, as empresas também farão parceria para entregar uma arquitetura para nuvem híbrida baseada na tecnologia SmartNIC, incluindo o programável BlueField®-2 da NVIDIA. A combinação com o VMware Cloud Foundation oferecerá infraestrutura de última geração desenvolvida especificamente para as demandas de IA, machine learning, alto rendimento e aplicações centradas em dados. O acordo também fornecerá aceleração de aplicações expandida além da IA para todas as cargas de trabalho corporativas e promoverá uma camada extra de segurança por meio de uma nova arquitetura que descarrega serviços críticos de data center da CPU para SmartNICs e DPUs programáveis.
“Firmamos a parceria com a NVIDIA para levar IA a todas as empresas; uma verdadeira democratização de uma das tecnologias mais poderosas”, diz Pat Gelsinger, CEO da VMware. “Também estamos colaborando para definir uma nova arquitetura para a nuvem híbrida – um propósito desenvolvido para dar suporte às necessidades e demandas da próxima geração de aplicações. Juntos, estamos posicionados para ajudar todas as companhias a acelerar o uso de aplicações inovadoras para impulsionar seus negócios. ”
“IA e machine learning evoluíram rapidamente de laboratórios de pesquisa para data centers em empresas de praticamente todos os setores e geografias”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A NVIDIA e a VMware ajudarão os clientes a transformar cada data center corporativo em um supercomputador de IA acelerado. As DPUs da NVIDIA darão às empresas a capacidade de construir data centers seguros, programáveis e definidos por software que podem acelerar todas as aplicações corporativas com um valor excepcional”, completa.
Plataforma corporativa pronta para IA
O primeiro aspecto da colaboração entre NVIDIA e VMware – a integração do NVIDIA NGC com VMware vSphere e VMware Cloud Foundation – simplificará a implementação e gerenciamento de IA para as cargas de trabalho mais exigentes. Indústrias que vão de saúde a serviços financeiros, varejo e manufatura serão capazes de desenvolver e implementar facilmente cargas de trabalho de IA usando contêineres e máquinas virtuais, na mesma plataforma que suas aplicações corporativas, em escala na nuvem híbrida.
Os clientes da VMware também poderão acelerar as cargas de trabalho de data science e IA com base na infraestrutura, recursos e conjuntos de ferramentas existentes – ajudando a ampliar a adoção de tecnologias de IA e ML (machine learning). Cientistas de dados, desenvolvedores e pesquisadores terão acesso imediato à ampla gama de contêineres, modelos e kits de desenvolvimento de software específicos do NGC nativos para nuvem e otimizados para GPU. O software NGC é compatível com um conjunto selecionado de servidores NVIDIA A100 pré-testados e dos principais fabricantes de sistemas, como Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise (HPE) e Lenovo.
Oferecendo nova arquitetura de nuvem híbrida para aplicações de última geração
O segundo elemento da colaboração entre VMware e NVIDIA reconhece que, à medida que as cargas de trabalho da próxima geração aumentam em complexidade, os SmartNICs e DPUs são tecnologias críticas para acelerar com segurança uma ampla gama de aplicações corporativas onde os dados residem.
A parceria vai entregar uma nova arquitetura para nuvem híbrida que ajudará as organizações a evoluir sua infraestrutura e operações, além de apresentar um novo modelo de segurança que libera hypervisor, rede, segurança e tarefas de armazenamento da CPU para a DPU. Essa nova arquitetura também estenderá o modelo operacional VMware Cloud Foundation para servidores bare metal.