Em 2023, a TOPdesk completa 10 anos de operação no Brasil e, por isso, este é um ano de comemorações para os gestores e toda a equipe. No Brasil, a empresa vem crescendo consecutivamente ao longo deste período. “Entendemos que permanecer crescendo de forma relevante em dez anos de mercado tem sido bastante desafiador. Hoje, o nosso principal objetivo é focar em eficiência e já temos indícios que estamos fazendo um excelente trabalho”, destaca Guilherme Morais, Diretor Geral da TOPdesk.
A empresa tem como solução-chave de seu portfólio o TOPdesk, uma ferramenta de ITSM (IT Service Management – Gerenciamento de Serviços de TI), baseada nas melhores práticas de ITIL (Information Technology Infrastructure Library – guia de boas práticas em Tecnologia da Informação). “De forma muito simplificada, é o help desk e service desk que conhecemos. O TOPdesk é uma solução única, que consegue se integrar com diversas outras ferramentas. Optamos por essa estratégia de negócio porque entendemos que precisamos ser muito bons no que fazemos e as outras empresas com que a nossa ferramenta se integra, também. Assim, conseguimos extrair o melhor dos dois mundos e garantir excelência ao cliente”, completa Guilherme.
Help desk e produtividade
A solução tem módulos que possibilitam interligar departamentos com mais facilidade e apoiar, principalmente, profissionais de TI. “Entendemos que esses profissionais são muito mais estratégicos, atualmente, e não estão lá para entregar mouse ou consertar impressora, mas para cuidar da automação das ferramentas e processos. Eles sabem que esse tipo de atividade gera escalabilidade, otimizando recursos, custos e a TOPdesk está aí para apoiar esses profissionais e empresas”, destaca o executivo.
Além disso, a empresa oferece serviço de consultoria de implementação da solução, que visa entender os processos e a maturidade das empresas para guiá-las com a estratégia ideal, de acordo com as melhores práticas de mercado.
Os serviços da TOPdesk facilitam o trabalho colaborativo e a produtividade por conta da organização de fluxo de informações e, principalmente, foco na experiência do cliente interno, que são as pessoas que trabalham na empresa, que precisam de todo o acesso e apoio para poderem trabalhar de forma efetiva.
“Se um profissional de TI tem um processo a ser seguido um intervalo de dias que envolva mais de uma área, com o TOPdesk ele pode determinar e distribuir essas atividades, delimitando prazos, o que também garante a produtividade com os nossos clientes. Por esses motivos, a TOPdesk possibilita o trabalho colaborativo e produtivo”.
Da Holanda para o Brasil
A TOPdesk nasceu na Holanda com dois empreendedores, Frank Droogsma e Wolter Smit, estudantes que ficavam impressionados com a desorganização dentro das empresas. Ainda na faculdade, eles desenvolveram o software TOPdesk para facilitar processos e fazer com que as organizações ganhassem eficiência nas comunicações interdepartamentais – o famoso service desk e help desk.
Com o tempo, a TOPdesk começou a ganhar mais e mais relevância na Holanda e iniciou o processo de expansão para outros países, tais como Bélgica, Alemanha e Dinamarca, em uma primeira fase e, depois, a internacionalização ganhou as Américas, com Brasil, Estados Unidos e Canadá. Recentemente, a empresa inaugurou operação na Austrália e, com isso, passou a contar com escritórios em mais de onze países e atuar em mais de 40 países.
Os desafios no mercado brasileiro
Na avaliação de Guilherme, a TOPdesk tem uma cultura organizacional bastante holandesa, pautada nos valores de liberdade, confiança e responsabilidade. “A forma que as pessoas estão habituadas a se relacionar com as empresas aqui no Brasil é bastante diferente em relação a como nós acreditamos que esse relacionamento deve ser. Então, existem muitos colaboradores que chegam à TOPdesk e dizem que passam por um processo de “desintoxicação cultural”. Aqui prezamos muito pelo bem-estar, queremos que nosso time tenha uma vida fora do trabalho e que o trabalho seja apenas uma das formas das pessoas exercerem seu propósito de vida, mas não necessariamente o principal”. Assim, esta diferença cultural é um dos desafios de atuação no Brasil.
Outro grande desafio é o mercado competitivo. Embora a TOPdesk esteja presente em diferentes mercados, a empresa decidiu manter a estratégia de focar em clientes dos setores de finanças, educação, saúde e indústria, a fim de se especializar cada vez mais sobre as necessidades específicas de cada mercado. Atualmente, ela conta com grandes nomes em sua carteira de clientes, como Sicoob Confederação, BanQi, Marilan, Mackenzie, Laureate, Johnson & Johnson, diversas unidades da Unimed ao redor do Brasil, entre outros, com uma carteira que abrange cerca de 250 empresas.
Metas para 2023
Em 2023, um dos objetivos é o de ampliar a presença no setor de logística, já que a TOPdesk já tem grandes clientes no segmento, como a Transportadora Braspress. Outra meta é atrair empresas com baixa e média maturidade, companhias que ainda não têm processos organizados e que precisam disso para conquistar mercado. “Em 2023, temos a meta de continuar crescendo, e de forma ainda mais significativa, ainda assim com uma perspectiva realista, entendendo que não existe ‘bala de prata’ que fará com que a gente cresça muito mais que o normal”, pontua o diretor.
Ele ressalta que nesse primeiro trimestre de 2023, a TOPdesk já vendeu 40% a mais do que no primeiro trimestre de 2022. “Estamos trilhando um caminho bastante positivo, resultado de um planejamento equilibrando estratégia comercial e bem-estar dos colaboradores. Não queremos crescer em cima de uma cultura de burnout, mas, sim, crescer sempre seguindo nosso propósito de elevar vidas”, ressalta.
Como grande marco das comemorações de 10 anos no Brasil, a empresa organizou, em março, um evento de celebração com clientes – o maior encontro da comunidade TOPdesk no mercado brasileiro que, além dos clientes e colaboradores, contou com a visita de diretores vindos da Bélgica, Holanda, Canadá e Dinamarca.