Hoje, as soluções de reconhecimento facial são umas das principais tecnologias que permitem o mapeamento em tempo real das pessoas que estão circulando em uma loja e a identificação de características auxiliam, até mesmo, na alteração do conteúdo de uma vitrine, a fim de atender as expectativas dos consumidores e alavancar as vendas. A adoção dessa tecnologia é uma tendência mundial que, segundo pesquisas realizadas pela consultora Markets and Markets, já movimenta mais de 3,3 bilhões de dólares e pode chegar a 7,7 em 2022. Esse crescimento se deve, principalmente, ao fato do alto nível de segurança promovido por essa solução, uma vez que analisa as pessoas por meio de suas características físicas – com um nível de 100% de eficácia – e garante o reconhecimento de pessoas indesejadas, por exemplo, em questão de segundos.
No varejo, além de melhorar a segurança, a solução também promove a observação de informações muito precisas, como a reação de um usuário ao passar por uma gôndola – permitindo analisar se o produto está fazendo sucesso ou não – ou se algum item está mal localizado. Para aqueles que utilizam a sinalização digital, também conhecida como Digital Signage, a integração das soluções pode resultar em um aumento ainda maior das vendas.
O Digital Signage é uma tecnologia que fornece qualquer tipo de informação de maneira totalmente programada e segmentada. Desse modo, se o reconhecimento facial detectar que mais adolescentes estão olhando a vitrine de uma loja de departamento, poderá haver uma mudança, em questão de minutos, para materiais que atraiam mais esse público. Em contrapartida, também é possível perceber que o produto de um supermercado não está agradando os clientes, uma vez que é detectado uma expressão de insatisfação.
Ainda pouco utilizada no Brasil, a solução também pode auxiliar na organização de fluxo de um ambiente nos horários mais movimentados. Quem nunca desistiu de comprar um produto ao se deparar com fila enorme para realizar o pagamento? Por meio dessa tecnologia, é possível a detecção do aumento do número de pessoas e então o acionar um novo caixa e mais funcionários no interior da loja.
São inúmeros os dados que podem ser detectados e, de alguma maneira, todos eles transmitem a impressão que um ambiente oferece para cada cliente, seja ela negativa ou positiva, gerando a possibilidade de readequação, sempre tendo como objetivo a entrega de uma experiência cada vez melhor aos seus clientes. Mais do que nunca, a tecnologia está a favor das empresas e das pessoas. E você, já sabe como utilizá-la a favor de seu negócio.
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