Escolha uma Página
Compartilhe

– A fim de endossar o pioneirismo na oferta de uma jornada de evolução digital consistente ao mercado, Eronides Junior assume a posição de Chief Revenue Officer, marcando uma nova fase da companhia no Brasil, com foco em soluções para suportar a lacuna das áreas de negócio das empresas

Estratégia da SoftwareOne é se posicionar como parceira estratégica das empresas

 Em um movimento estratégico que consolida sua evolução como parceira de negócios digitais, a SoftwareOne acaba de anunciar a nomeação de Eronides Junior como novo Chief Revenue Officer (CRO) no Brasil. A chegada do executivo à posição marca o início de uma nova fase da companhia no país, com a criação de um portfólio robusto de produtos digitais que visa responder às demandas crescentes das áreas de negócio por produtividade, inovação e governança tecnológica. Com a reestruturação, a SoftwareOne estima que, já no primeiro ano, os produtos digitais representem 25% das vendas de serviços, que hoje respondem por 75% de toda a operação da empresa no Brasil.  

De acordo com o Country Manager da SoftwareOne Brasil, Otavio Argenton, a companhia vem estruturando seu portfólio de produtos a partir de uma observação atenta do protagonismo das áreas de negócio no uso da tecnologia, tendo em vista o advento da Inteligência Artificial.   

“Essa observância nos mostrou que estamos diante de um novo perfil de cliente, muito mais conectado aos desafios do negócio do que à tecnologia em si. Desta maneira, passamos a nos posicionar como uma consultoria capaz de entender os reais problemas enfrentados pelas empresas, para então, propor soluções digitais sob medida e alinhadas às estratégias de crescimento e desenvolvimento dos negócios”, afirma o executivo.  

A transformação da SoftwareOne: da TI para o core business 

O anúncio não é um movimento isolado, mas parte de uma trajetória iniciada há mais de dois anos. A empresa, que começou sua operação no Brasil com revenda de licenciamento, passou pela implementação e posterior gestão da tecnologia, e agora, reposiciona-se para suportar as necessidades das áreas de negócios, consolidando sua preocupação genuína em ser o maior parceiro estratégico das empresas em seu processo de evolução digital.  

A guinada é impulsionada por tendências como Inteligência Artificial Generativa, a adoção de modelos Data Driven e a busca por eficiência e escalabilidade. Segundo a recente pesquisa “Cabeça do Dono”, realizada pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas, 60% dos líderes de pequenas e médias empresas pretendem expandir seus negócios em 2025. No entanto, 18% ainda enfrentam desafios na gestão financeira e 20% sofrem com a falta de inovação.  

“Esse recorte de mercado endossa essa grande lacuna das áreas de negócio das empresas atualmente: a necessidade de inovação. Por isso, a consultoria da SoftwareOne chega em um momento estratégico, para garantir que essas empresas não a façam apenas com o intuito de se manterem competitivas no mercado, mas com uma infraestrutura robusta, que sustente a operação a longo prazo”, salienta Argenton.  

O executivo explica que a partir de uma análise cautelosa e próxima dos diretores de áreas estratégicas das empresas, é possível propor diminuição de custo, melhoria de performance, aumento de produtividade, modernizações estratégicas de sistemas legados, e até mesmo melhorias de governança de dados. “Tudo isso com base no portfólio de produtos digitais estruturado pela SoftwareOne”, diz.  

Portfólio digital alinhado aos objetivos do mercado 

A nova linha de produtos da SoftwareOne, que foi desenhada para impactar diretamente a operação das empresas, já conta com uma sólida base de soluções, capazes de atender as principais dores do mercado de forma customizada, escalável e orientada a resultados.  

Os Serviços de IA Generativa, por exemplo, são soluções personalizadas, entregues de acordo com a necessidade do cliente. Capazes de conectar os serviços de mensagem à linguagem natural, LLM, eles permitem interações de bots com os usuários de maneira espontânea, graças à capacidade de consulta em uma base de dados estruturada.  

“Um exemplo é o chat do RH, já implementado na própria SoftwareOne, que tem como objetivo oferecer suporte 24×7 e em tempo real ao funcionário, tirando dúvidas rotineiras para que o time do setor possa se dedicar a atividades mais estratégicas. A mesma lógica se aplica a todas as áreas da empresa, como compras, operações de TI, Service Desk, entre outras”, explica Argenton.  

Segurança como motor de produtividade 

Solução de segurança voltada à produtividade, o Security Productivity foi desenvolvido para testar as capacidades de segurança do ambiente, entregando recomendações de mitigação e melhoria contínua. Por meio de um assessment, o software avalia pilares críticos de segurança: gestão dos dispositivos, risco de conformidade, proteção de identidade e a segurança dos dados.   

Já o Assessment de Segurança de Dados foi desenvolvido para gestão de dados. A solução identifica e mitiga riscos de segurança e compliance, como vazamento de dados, informações expostas e acessos indevidos. “Diferentemente da solução anterior, voltada a todo o ambiente, esta é centrada nos dados. Graças à uma análise profunda, conseguimos apoiar as organizações em sua estratégia Data Driven, cuja informação é o centro da tomada de decisão”, explica Argenton.  

Governança como prioridade 

Consultoria contínua e personalizada com metodologia própria da SoftwareOne, o Managed Cloud Advisor (MCA) analisa a escalabilidade, eficiência de custos e disponibilidade da nuvem das empresas. Assim, é possível identificar melhorias e fazer recomendações técnicas, que suportam todas as etapas do projeto, tornando-se um trabalho recorrente. 

“O checklist realizado rotineiramente via essa consultoria de serviços gerenciados garante não apenas a segurança do ambiente e os ajustes de performance, com base nas atualizações tecnológicas do mercado, como também um uso estratégico de seus recursos, de maneira que o cliente pague apenas pelo que está consumindo, o que vai ao encontro da necessidade de redução de custo, observada no mercado”, reforça o executivo.  

Suporte à evolução tecnológica 

Para os clientes que estão em busca de uma migração de dados assertiva, o DB Freedom é a solução que preza pela economia, segurança, eficiência. O objetivo é avaliar todo o ambiente para desenvolver um plano robusto de migração para a nuvem.   

Não menos importante, preocupados com o encerramento do suporte SAP ECC previsto para dezembro de 2027, a SoftwareOne lança também o RISE with SAP, solução com IA que viabiliza e acelera a migração para o S/4HANA RISE, simplificando o processo de adoção e garantindo que o investimento seja distribuído de forma inteligente ao longo do tempo, preservando a saúde financeira do negócio.  

“Mais do que uma simples atualização tecnológica, essa jornada é estratégica. Além de atender ao prazo crítico do suporte ao SAP ECC, ela prepara as organizações para garantir conformidade e competitividade no longo prazo”, pondera.  

Marketplace SoftwareOne 

Ainda em fase de estruturação, a companhia também tem investido na oferta do Marketplace SoftwareOne, em que o cliente poderá fazer compras, abrir chamados, verificar e ter insights do seu consumo, ter acesso à nota fiscal, entre outros serviços, de maneira pratica, rápida e em um único lugar. “Esse é um projeto que ainda tem muito potencial a ser explorado e visa oferecer um suporte completo ao cliente que está trilhando sua jornada de evolução digital junto a nós”, reforça. 

Argenton assegura que os planos promissores da companhia para este ano vão ao encontro de um mercado em constante mudança e que exige parceiros experientes e comprometidos com resultados. “Mais que uma assessoria tecnológica, chegou o momento de apoiarmos os executivos em seus planos de expansão para juntos trilharmos um caminho de inovação seguro e escalável”, reforça o executivo.  

Nova liderança, novos horizontes 

Com larga experiência na SoftwareOne, Eronides Junior deixa de atuar no apoio às áreas de marketing, serviços e operações para se destinar integralmente à estratégia de posicionamento, venda e desenvolvimento de produtos digitais. Junior assume como CRO também com a missão de fortalecer o relacionamento com clientes, posicionando a empresa como parceira de inovação contínua.   

“Nosso objetivo é ser mais que um parceiro de TI. Queremos caminhar com os executivos na construção de estratégias de crescimento sólidas, baseadas em tecnologia de ponta, governança e inteligência de dados”, afirma o novo CRO. 

Eronides Junior assume como CRO da SoftwareOne Brasil 

Sobre a SoftwareOne  

A SoftwareOne é uma fornecedora líder global de software e soluções em nuvem que está redefinindo a forma como as organizações constroem, compram e gerenciam tudo na nuvem. Ao ajudar os clientes a migrarem e modernizarem suas cargas de trabalho e aplicativos – e paralelamente, navegarem e otimizarem as mudanças resultantes de software e nuvem – a SoftwareOne revela o valor da tecnologia. Os cerca de 9.300 funcionários da empresa são motivados a fornecer um portfólio de 7.500 marcas de software com presença em mais de 60 países. Com sede na Suíça, a SoftwareOne está listada na SIX Swiss Exchange sob o símbolo SWON.   

Visite-nos em www.softwareone.com.  

acesso rápido

pt_BRPT