Escolha uma Página
Compartilhe

Cadastro em segundos e fraude perto de zero: SerasaPass, a nova identidade digital do consumidor, estreia modelo de autenticação e pagamento online no Brasil

• 41,4% dos brasileiros têm medo de ter seus dados usados por terceiros em compras online, segundo Relatório de Identidade e Fraude 2025; em paralelo, 77,1% priorizam inscrições rápidas e sem burocracia;

• Como solução, a Serasa Experian lança uma carteira digital unificada de identificação que estreia novo modelo de autenticação em apenas um clique;

• Com base em um banco de dados que já cobre 60% dos bancarizados do país, o SerasaPass reduz tempo de operações como abertura de conta ou pagamentos em 86%.

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, lançou o SerasaPass, uma carteira digital unificada que integra dados de identificação e pagamentos em um único diretório. Desenvolvida há menos de um trimestre da aquisição da ClearSale, a solução permite realizar cadastros e transações em ambientes digitais, como sites e aplicativos, com apenas um clique, sem a necessidade de criar logins e senhas diferentes a cada cadastro online. Ao centralizar registros e autenticações de maneira ágil e automática, o SerasaPass oferece mais segurança, autonomia e agilidade para o consumidor, reduzindo o risco de fraudes a patamares próximos a zero, uma vez que seus dados são armazenados em ambiente seguro da Serasa Experian.

A solução está ligada ao aplicativo Serasa, utilizado por quase 100 milhões de brasileiros, e conectada à base de dados da datatech, que cobre mais de 60% da população bancarizada do país. Reunindo a maior base de comportamento digital do consumidor do país com uma nova geração de autenticação digital, o SerasaPass reduz de 3,5 minutos para apenas 30 segundos o tempo médio das operações em ambientes digitais – uma redução de 86% – com a consolidação de múltiplos cadastros em uma única identidade digital.

“No mundo físico, RG e CNH são identificadores únicos, e o consumidor apresenta sempre os mesmos documentos em qualquer cadastro ou compra para provar ao estabelecimento comercial que ele é ele mesmo. Já na internet, nascemos sem uma ‘carteira de identidade’ universal, então é preciso criar um cadastro a cada site ou aplicativo acessado. Criar senhas sempre iguais é arriscado e abre espaço para fraudes e golpes, enquanto as chamadas senhas fortes e diferentes são complexas para o consumidor, que precisa se lembrar dos dados a cada transação. O SerasaPass vem para ser essa carteira de identidade digital, trazendo segurança na guarda de dados pessoais e facilidade na hora do cadastro ou compra online”, explica Marcelo Queiroz, Líder de Projetos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

O Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian revela que os principais receios dos consumidores brasileiros no ambiente digital são o uso indevido de dados pessoais (41,4%) e golpes com cartão de crédito (27,5%). Ao mesmo tempo, há uma clara demanda por experiências mais simples e seguras. Também segundo o estudo, 81,4% dos consumidores valorizam a conveniência, 70,5% desejam ser facilmente reconhecidos nas plataformas e 77,1% priorizam processos de inscrição rápidos e sem burocracia. Em contraste, 31,4% afirmam que abandonariam uma compra se enfrentassem autenticações excessivas — evidenciando que segurança e fluidez devem caminhar juntas.

Com o avanço do Pix, do open finance e de regulamentações mais exigentes de autenticação, o Brasil entra em um novo ciclo para a segurança digital. O SerasaPass é lançado a partir disso, como uma solução pensada para fortalecer a identidade digital e atender às crescentes demandas por confiança e proteção nas interações online.

“Pense em quantos cadastros você fez no último ano em aplicativos, lojas e serviços. O SerasaPass reduz todos eles a um só – com mais segurança, autonomia e agilidade. É o ‘bolso’ seguro onde o usuário guarda sua identidade digital, passando a ter mais controle sobre seus próprios dados”, destaca Queiroz. “Com essa solução, o usuário não precisa mais digitar ou enviar seus dados a cada compra, o que reduz drasticamente os riscos de fraude e garante uma jornada mais simples e rápida”, completa.

Com o SerasaPass, o usuário pode armazenar, de forma segura e criptografada, documentos, credenciais e dados de pagamento, criando um ecossistema de identidade confiável. A tecnologia atua como um provedor de identidade, hub de emissão e monitoramento de credenciais e plataforma de payment as a service, permitindo que a autenticação e o pagamento ocorram em um único fluxo, sem fricções, em instituições financeiras, e-commerce e produtos digitais diversos. A solução já nasce pronta para integrar no varejo digital, instituições financeiras, fintechs, serviços regulados e demais segmentos do mercado.

Com cadastros e pagamentos em um único clique, sem a necessidade de preencher dados constantemente e checkout mais rápido, a solução também reduz o risco de atividades fraudulentas a um patamar mínimo — próximo de zero, uma vez que os dados são gerenciados com consentimento e compartilhados diretamente com os sites onde a identidade é usada. Isso torna a jornada mais segura e confiável, sem abrir mão da fluidez.

Ao otimizar etapas, reduzindo o tempo de cadastro e pagamento, e assegurar validações seguras, o SerasaPass apresenta elevado potencial de reduzir de abandono de carrinho e impulsionar a jornada digital dos consumidores. Além disso, a solução está conectada a gateways de pagamento e mecanismos antifraude que atuam em tempo real.

“O SerasaPass é uma solução de infraestrutura. Entrega menos fricção para o usuário, mais segurança para o negócio e uma nova forma de autenticar identidades com eficiência. Com ele, a Serasa Experian dá um passo decisivo para transformar a experiência digital no país, estabelecendo um novo padrão de segurança, praticidade e confiança para consumidores e empresas, que também poderá ser usado no mundo físico”, reforça Queiroz.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

acesso rápido

pt_BRPT