ABES é a primeira entidade de tecnologia a apoiar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
Associação Brasileira das Empresas de Software se torna apoiadora institucional do Pacto da CGU, reforçando compromisso com ética e transparência no setor
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é a primeira representante do setor de tecnologia a apoiar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa fortalecer práticas de ética e transparência no setor privado. A formalização se deu com o envio do Termo de Compromisso de Apoiador Institucional, assinado por seu diretor-presidente, Paulo Mlliet Roque.
Além da adesão ao Pacto, a ABES assumiu também a posição de apoiadora institucional, se comprometendo a estender o compromisso de integridade a todas as suas associadas e a promover o alinhamento do setor de tecnologia a altos padrões de compliance. Atualmente, o Pacto reúne 222 empresas signatárias e outros 10 apoiadores institucionais, como a FIESP, o DNIT, a ANTT e o IBGC.
“Ao apoiar institucionalmente o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, reforçamos nosso compromisso em construir um setor de tecnologia onde ética e transparência sejam sempre valores essenciais. Queremos liderar pelo exemplo, incentivando nossos associados a adotar uma postura íntegra e de confiança”, destaca Carolina Marzano, Chief Compliance Officer da ABES.
CGU valoriza parceria com o setor de tecnologia
Segundo o secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna, a entrada de uma entidade do porte da ABES no grupo de apoiadores institucionais representa um avanço significativo, especialmente em um setor estratégico como o de tecnologia. “A inclusão da ABES como apoiadora institucional do Pacto fortalece nosso objetivo de ampliar a integridade empresarial no Brasil. O setor de tecnologia é vital para a economia, e seu compromisso com a ética reforça a construção de uma governança sólida e confiável”, avalia.
Vianna destaca ainda que, ao aderir e apoiar o Pacto, a ABES não apenas fortalece a imagem do setor de tecnologia como comprometido com a ética, mas também incentiva mais empresas a seguirem o mesmo caminho. A expectativa é que, com esse apoio, a cultura de integridade empresarial se expanda, inspirando um ambiente de negócios mais íntegro, seguro e inovador.
Café com Autoridade
Como parte da agenda de iniciativas de fortalecimento da Integridade Empresarial, a ABES e a CGU participaram nesta quarta-feira (13/11) do evento “Café com Autoridade”, promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) em Brasília.
Carolina Marzano, que além de Chief Compliance Officer da ABES é também líder da iniciativa multi associações Uma Empresa Ética, integrou painel ao lado do secretário Marcelo Pontes Vianna, que falou sobre os programas de fomento da CGU e a nova perspectiva do Pro-Ética e Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial.
“Este encontro foi uma excelente oportunidade para consolidarmos este início da parceria institucional entre a ABES e a CGU, no intuito de reforçar a importância da colaboração entre os Setores Público e Privado no combate à corrupção, e de destacarmos também o protagonismo da ABES, representando o Setor de Tecnologia nesse cenário”, afirmou Marzano.
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 260 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 107 bilhões em 2023. Acesse o Portal ABES ou ligue para +55 (11) 5094-3100.
Contatos para a imprensa:
ABES
Weber Shandwick Brasil abes@webershandwick.com
Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756