Artigos
4 passos para digitalizar um pequeno varejo
Por Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs Muito se fala sobre como a tecnologia está evoluindo e ajudando os grandes varejistas, mas pouco ouvimos sobre o impacto dessa transformação nos pequenos...
É hora de levantar e investir
Por Gilmar Batistela, CEO Global da Resource IT O impacto maior já passou. Crise não é mais justificativa para estancar avanços e adiar projetos. Na dor, aprendemos muitas lições e, apesar da insistência das...
Temos uma montanha de dados. E agora?
Leandro Hernández, presidente e COO da Software AG para a América Latina “Nunca estivemos tão conectados”, “o cliente está em constante evolução”, “manter um cliente satisfeito...
Crédito à inovação gera onda de prosperidade na economia
*Por Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES Hoje, os investimentos públicos brasileiros em inovação não chegam a 1% do PIB no Brasil. Países membros da OCDE dão mais suporte...
Transformação Digital precisa de APIs
Por Lucas Tempestini, analista de marketing na Sensedia Você é um grande consumidor dos relatórios das principais consultorias do mundo? Nós aqui da Sensedia somos, especialmente das duas maiores do mundo: Forrester e...
Planos eficientes de cibersegurança exigem orçamentos bem direcionados
Por Carlos Sovegni, especialista em Prevenção a Fraudes do SAS América Latina Nos últimos 15 anos, presenciamos um aumento exponencial em ataques de cibercriminosos, a maioria deles com o objetivo de se infiltrar nos bancos de dados...
Bimodal TI – Marketing ou Solução?
Por Cassio Dreyfuss, vice-presidente de Pesquisas do Gartner Todo mundo que já desenvolveu soluções em TI conhece o problema. Durante décadas, as organizações usaram os mesmos processos, metodologias e governança...
O pensamento criativo e a transformação digital
Por Nilson Yoshihara, gerente Técnico de Contas na Software AG Um movimento recente nas organizações tem se consolidado cada vez mais para a busca por soluções inovadoras, que resolvam os novos desafios digitais: o pensamento...
Ambiente de negócios digitais redefinirá a competição global
Por Cassio Dreyfuss, vice-presidente de Pesquisas do Gartner Muitas empresas e seus CIOS têm ainda uma ideia muito vaga de como será o futuro do ambiente de negócios digital. Muitos não avaliam o grau de...
Como funciona um ataque de ransomware
Por Marcus Almeida, gerente de Inside Sales & SMB da Intel Security Os ataques de ransomware continuam a crescer. De acordo com o McAfee Labs, as amostras de ransomware cresceram 169% em 2015 e o total de amostras do malware já somam quase 6...
E-commerce ultrapassa novas fronteiras
Por Kleber Bacili, CEO da Sensedia APIs mudam a forma de comprar pela internet e levam o e-commerce para outro patamar em colaboração e interatividade Interatividade, praticidade, conforto, colaboração: esses são alguns...
Como a tecnologia pode ajudar a resolver o problema da lavagem de dinheiro
Por Silvio Maemura, diretor geral da Pitney Bowes Brasil A lavagem de dinheiro é um problema antigo e complexo, mas que ganhou atenção especial do público e das empresas no Brasil em tempos recentes por conta de...
5 dicas para fortalecer o uso da rede social empresarial
Por Magui Castro, sócia da The Caldwell Partners no Brasil Não é novidade que, ao longo da última década, as redes sociais têm revolucionado a forma como a sociedade se comunica. É raro encontrar alguém, ou...
Superando a crise com tecnologia
Por Francisco Camargo, presidente da ABES É inegável que a atual recessão pela qual o Brasil está passando afeta todos os setores da economia. Fechamento de empresas, demissão de colaboradores e negociações para...
O consumidor mudou. O m-payment e as novas fraudes
Por Hugo Costa, diretor geral da ACI no Brasil Quem nunca fez uma compra por celular? Hoje é mais difícil encontrar uma resposta negativa para essa pergunta. Os smartphones já são como extensões do nosso corpo – usamos...
Dados: a quem pertencem?
*Paulo Milliet Roque, vice-presidente e diretor de Inovação da ABES Os casos de bloqueio do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp e mesmo a prisão do executivo do Facebook no Brasil neste ano trouxeram, mais uma vez,...
C – Levels: entenda porque a nuvem é necessária para otimizar o crescimento de sua empresa
Por Fernando Cardoso, engenheiro de vendas na Trend Micro. O número de empresas que fazem uso de nuvens públicas ou privadas para suas aplicações, emails e datacenters é considerável. A imagem abaixo, mostra alguns dos...
A transformação digital no setor de energia elétrica: a era do mais e melhor com menos recursos
Por Edson Yamagata, diretor de gestão comercial e sustentação da Divisão de Utilities da Sonda IT Todos os setores da economia são afetados pela Transformação Digital. As empresas necessitam surfar...
Criando a visão digital para transformação dos negócios
Por Cassio Dreyfuss, vice-presidente de Pesquisas do Gartner Muitos dos produtos e serviços que utilizamos em nossas vidas diárias não estavam disponíveis há poucos anos. E os fornecedores desses novos produtos e...
Fomento à inovação – uma visão do Brasil e da Austrália
*Por Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação da ABES O impacto da inovação em um país pode ser demonstrado de diversas maneiras, desde sua capacidade de movimentar a economia com a geração de novos empregos...
Segurança da informação: As lições do vazamento de senhas do Twitter
Por Abílio Pettenazzi, Gerente de Produtos da Brasoftware, especialista em Segurança, Virtualização e Disponibilidade Os hackers mostraram novamente sua força. Em junho de 2016, foram disponibilizadas, por meio da Deep...
A revolução digital pode matar os bancos tradicionais?
Por Simon Mulcahy, vice-presidente sênior de Serviços Financeiros da Salesforce Nenhum tema foi tão discutido no meio corporativo entre 2015 e 2016 do que a revolução digital e nenhum setor foi mais afetado por ela do que o...
Buracos negros na jornada do cliente
Glenn Johnson, vice-presidente sênior da Magic Software Enterprises Americas Muitas empresas têm o objetivo de obter uma visão de 360 graus de suas interações com os clientes. No entanto, os usuários de ERP com dados de...
O crescimento do tráfego de dados e as oportunidades
Por Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil Antigamente as empresas capturavam, processavam e distribuíam seus dados automaticamente apenas em bases proprietárias. A informação era manipulada através de fitas e...
A expansão do e-commerce no Brasil e o futuro da segurança em transações via mobile
Por César Lovisaro, vice-presidente da Datablink As compras via m-commerce (transações via celular e tablets) têm crescido de forma significativa à medida que os dispositivos móveis se popularizam. Os...
O nascimento da sociedade ágil
Por Mike Gregoire, CEO global da CA Technologies A Quarta Revolução Industrial, muitas vezes chamada de Indústria 4.0, é iminente. Vivemos um ritmo de avanços tecnológicos como nunca antes e, nesta nova era,...
‘Selo de garantia’ é alternativa para geração de empregos com crowdfunding
Por Vinicius Maximiliano Carneiro, advogado e escritor, autor do livro Dinheiro na Multidão –Oportunidades x Burocracia no Crowdfunding Nacional Uma das maiores resistências dos usuários de internet e potenciais doadores de campanhas...
Sonegação de impostos: o governo está de olho nas suas redes sociais
Por Adão Lopes, mestre em tecnologia e negócios eletrônicos e CEO da Varitus Brasil A Receita Federal está analisando suas redes sociais! Não, não é nenhum esquema de espionagem, invasão da privacidade ou...
Brasil, País Digital
Por Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES Encontrar os melhores hotéis de acordo com a sua preferência e tamanho do bolso. Ter acesso às passagens aéreas mais baratas do mercado. Pegar um...
E-commerce B2B – vale a pena investir
Por Nei Tremarin, CMO do Mercado Eletrônico As relações de negócios têm se transformado dia após dia e caminham para um mundo mais conectado e pessoal. Os indivíduos passam a ser mais importantes que...