Escolha uma Página

Artigos

Fomento, inovação e competitividade

*Por Jamile Sabatini Marques   Que o brasileiro é um povo criativo, todos sabem. Mas se beneficiar dessa criatividade para gerar um país mais competitivo é o que precisamos aprimorar. Empresas que se destacaram quanto a sua criatividade foram...

Outros mega-ataques hackers virão. Como se defender?

Por Francisco Camargo, presidente da ABES   Na sexta-feira (12/05/2017), o mundo inteiro ficou assustado com a escala e o alcance dos ataques hackers, que mostram que os cibercriminosos dispõem de bastantes recursos, financeiros e tecnológicos....

Resiliência é palavra-chave para o futuro da segurança

Por Marcus Almeida, gerente de Inside Sales & SMB da McAfee   Resiliência é a capacidade de voltar ao estado natural depois de ter sofrido alguma ação crítica, a habilidade de se recuperar e de se adaptar às...

Qualidade está na percepção do usuário

Por Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva     O que é qualidade? O estatístico William Deming dizia que é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Já o...

Omnichannel: a nova geração do relacionamento com o consumidor

Por Guilherme Porto, CEO da Plusoft   Com o avanço da tecnologia, sobretudo dos dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets, o consumidor passou a ter interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer...

A identidade digital e o ambiente da nuvem

Por André Facciolli, CEO da Netbr   Estamos vivenciando uma rápida mudança de visão quanto ao papel da identidade digital no contexto dos ambientes de informação, bem como no modo de se encarar a conformação...

Potencializando o poder dos dados

Por Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga), country manager da BSA para o Brasil   Muitos assumem que economias emergentes, como a do Brasil, não estão preparadas para aproveitar o poder dos dados. No entanto, isso não poderia ser uma...

O papel do monitoramento na estratégia de Cloud

Por Fernando Mellone, Senior Sales Manager da Dynatrace no Brasil   Quando se fala em Cloud, uma das preocupações atuais mais recorrentes entre as empresas diz respeito à segurança de dados. Pesquisas de mercado apontam que 30 dos 100...

Precisamos automatizar a defesa contra ameaças cibernéticas

  Por Bruno Zani, gerente de engenharia de sistemas da Intel Security Em um momento de crescente complexidade de TI, as empresas e agências governamentais estão, continuamente, sendo requisitadas a fazer mais com menos, dispõem de...

IoT – Internet das Coisas. E o Brasil?

*Por Francisco Camargo, presidente da ABES   A (velha) Internet   Em 1996, mais de 20 anos atrás, o presidente dos EUA na época, Bill Clinton, editou o Administration’s Telecommunications Act of 1996, organizando a confusão inicial...

A Sociedade em Nuvem e a Proteção dos Dados Pessoais

Leis da época de Marconi ainda insistem em reger a sociedade em nuvem   Por Vicente Neto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet (Abrahosting)     Uma boa notícia é...

Inteligência Artificial para todos

Por Maurício Prado, gerente geral da Salesforce Brasil   Pense em um aplicativo que você utiliza diariamente. Seria o Waze, que calcula o melhor caminho para o seu trabalho? Ou o Spotify, que sugere playlists personalizadas? A Siri, que responde suas...

As empresas e a Lei Anticorrupção

  Anticorrupção, Formalização, Ética nos Negócios, Anti-Pirataria, Código de Conduta, Respeito por Colaboradores, Clientes e Fornecedores são conceitos estreitamente ligados e referem-se ao comportamento que...

Proteção de Dados Pessoais, o papel do Governo

Por Francisco Camargo, presidente da ABES 6 de janeiro de 1978, uma data histórica, a França é o primeiro país do mundo a criar uma lei relativa à informática, arquivos e liberdades, segundo a nomenclatura da época. A...

O próximo consultor da sua empresa pode ser uma máquina

Por Anton Gora, engenheiro e desenvolvedor de novos produtos da Cianet   O estrategista e filósofo chinês Sun Tzu (544 a.C. a 496 a.C.) antecipou em mais de dois mil e quinhentos anos a essência deste texto. Num trecho da sua obra mais...

Por que as startups precisam de um ecossistema fortalecido?

Por Rafael Ribeiro, diretor executivo da ABStartups   Criar uma startup no Brasil cinco anos atrás era uma verdadeiro desafio. Para começar, poucos entendiam o que significava o termo “startup”. Mesmo os primeiros entusiastas...

Indústria 4.0: a visão do integrador de soluções

Por Jorge Brito,  head M2M, IoT, I4.0 e Inovação na T-Systems do Brasil Indústria 4.0, Manufatura Avançada e Manufatura Digital são termos bastante utilizados nos dias de hoje para fundamentar a chamada Quarta...

Os (des) caminhos da aprovação de uma lei

  Por Jorge Sukarie, presidente do Conselho da ABES   Os bastidores da promulgação de uma Lei: o que nem sempre chega ao conhecimento do contribuinte Este artigo é um elogio à democracia, ao processo Legislativo, ao papel do...

O ecossistema de inovação em Ontário

Por Marcelo Bradaschia, cofundador do FintechLab   Recentemente, um tour organizado pelo Governo de Ontário levou empresas brasileiras do setor de finanças e tecnologia para visitar a cidade de Toronto, capital da principal província do...

Integração de contramedidas na segurança é inevitável

Por Bruno Zani, gerente de engenharia de sistemas da Intel Security   Estamos acompanhando a transformação digital e assistindo cada vez mais coisas serem conectadas. Essa evolução cria ambientes bastante heterogêneos, formados...

Como facilitar o desenvolvimento de softwares

Por Adão Lopes, CEO da Varitus Brasil   Muitos já afirmam que programação de softwares é algo base para qualquer profissão atualmente. Isso porque os softwares estão em toda parte dos famosos negócios...

Prevendo o risco antes, durante e depois de um furacão

Por Clarence Hempfield, vice-presidente de gerenciamento de produtos e inteligência de localização da Pitney Bowes Software   Para muitos, a compra de uma casa é tanto um marco importante da vida quanto um fardo financeiro...

Transformação Digital: marketing e a TI na liderança

Por Matthew Gharegozlou, vice-presidente da Progress para a América Latina e Caribe   A forte pressão do novo cenário de negócios - em que o império do consumidor conectado, impaciente e super informado exige uma jornada...

pt_BRPT