Artigos
Tecnologia e relacionamento
Por Carlos Alberto de Moraes Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e diretor-presidente da Tarjab Os próximos dez anos serão o período mais transformador da história da humanidade em...
Pena de morte para empresas: um dos riscos da Lei Anticorrupção
Por Denise Vaz* e Carolina Marzano** Depois de três anos em vigor, a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) apresenta como saldo a celebração de diversos acordos de leniência e a instauração de...
Mão na roda
Por Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway Em toda a história do marketing, nada é melhor do que uma boa campanha publicitária para acelerar vendas. Raramente há um caso de sucesso nesta área sem um comercial...
Identificação e localização das coisas para o sucesso de IoT
Por Mário Prado, engenheiro de Computação e CTO da Taggen Soluções IoT Em nosso mundo hiperconectado, no qual nos deparamos dia a dia com inúmeros avanços tecnológicos, a Internet das Coisas é um...
O machine Learning ainda salvará vidas
Por Gabriel Lobitsky, diretor de vendas da Infor Com a análise de dados é possível ensinar a máquina a agir de forma proativa para apoiar a medicina preventiva Machine Learning pra todo lado! Não só na...
O mundo virtual é tão perigoso quanto o real – os brasileiros precisam se conscientizar sobre segurança digital
Por Francisco Camargo, presidente da ABES Brasileiro adora novidade, estamos entre os países que adotam mais rapidamente novas tendências, principalmente tecnológicas. Se por algum tempo houve temor e resistência em aderir a novos...
Black Friday veio para ficar. E não deve mudar!
Por Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza Nesta altura dos acontecimentos, querer mudar o Black Friday no calendário do varejo tem o mesmo significado de querer mudar a data do Natal. A...
Como investir em aprendizado de máquinas
Por Greg Van den Heuvel, chefe do departamento de operações da Pitney Bowes Software O aprendizado de máquinas, ou Machine Learning (ML, na sigla em inglês), está inovando empresas em todo o mundo, criando ondas dentro da...
A tecnologia como agente transformador da relação médico-paciente
Por Julio Nunes, diretor de Administração Pública e Saúde da Indra no Brasil O conceito de saúde digital e as ferramentas e facilidades que a acompanham certamente ainda tem um longo caminho a percorrer, principalmente no...
O impacto da quarta revolução industrial na sociedade
Por Reinaldo Dias, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Estamos surfando numa nova onda de mudanças radicais na produção industrial, resultado da convergência da robótica, da nanotecnologia, da biotecnologia, das...
O Certificado Digital garante a segurança nas vendas virtuais
Por Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) Todos os indicadores mostram que, nesta segunda metade do ano, as vendas de modo geral devem apresentar dados importantes...
Regulamentação do ISS: o avanço do TIC para uma tributação moderna
Por Manoel Antonio dos Santos, diretor jurídico da ABES O ISS é um tributo de competência municipal e do Distrito Federal, que incide sobre a prestação de serviços relacionados numa lista anexa à LC nº...
Seja inteligente com a inteligência artificial
Por K. Ananth Krishnan, executive vice president and chief technology officer da Tata Consultancy Services (TCS) Como muitas inovações, a inteligência artificial surgiu à vista do público primeiramente como ficção...
Ciberataques e serviços financeiros: boas e más notícias
Por Joe Bernik, CTO da McAfee para serviços financeiros O setor de serviços financeiros continua a ser alvo de ataques cibernéticos, conforme destacado no relatório Verizon 2017 Data Breach Investigations. No entanto, a...
Não houve mudança na carga tributária incidente sobre o SaaS
Por Manoel Antonio dos Santos, diretor jurídico da ABES Em relação à matéria publicada no Portal IPNews, no dia 14 de agosto, intitulada "Impostos sobre software em nuvem aumentam quase 40% no Brasil", a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) esclarece...
Ter medo da nuvem é ser contra a boa gestão pública
Por Aldo Mees, empresário e diretor-presidente da IPM Sistemas Uma das melhores formas de se fazer uma gestão pública de qualidade é saber aplicar corretamente os recursos. Para isso, os gestores precisam tomar decisões...
Cinco princípios éticos para o desenvolvimento de Inteligência Artificial no mundo dos negócios
Por Kriti Sharma, vice-presidente global de Bots e Inteligência Artificial da Sage A crescente aplicação da inteligência artificial no mundo dos negócios torna essencial a adoção de princípios sólidos...
Proteção de dados na Noruega: multado por divulgar
Por Francisco Camargo, presidente da ABES Para refletirmos sobre direito e privacidade Norueguês recebe multa de 30.000 reais por publicar imagens de assaltantes na sua oficina, no Facebook ! Tor Sigurd Bransdal, um norueguês de 46 anos,...
Três dicas sobre a importância do otimismo no empreendedorismo
Por Reggie Bradford, vice-presidente sênior de Ecossistema de Startup & Aceleradoras da Oracle Começar a sua própria empresa é empolgante, intenso, difícil e, algumas vezes, assustador. Nos primeiros meses ou anos, quando...
Biometria vincula com perfeição a identidade real com a identidade digital
Por Juan Carlos Tejedor, diretor comercial da HID Biometrics para a América Latina Proporcionar serviços confiáveis e seguros, oferecer uma experiência de usuário cômoda, consistente e plenamente satisfatória,...
Fluxo de dados terá grande impacto na economia mundial
Por Francisco Camargo, presidente da ABES Na era digital, dados, metadados, sejam eles pessoais ou não, são as novas matérias-primas da economia. Coletá-los, minerá-los, transformá-los em informações...
Há caminho para as cidades serem mais inteligentes?
*Por Fernando Matesco, diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) Entende-se por uma cidade inteligente a cidade que utiliza meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência nas operações e os serviços...
Competitividade de TI ameaçada por mudanças na tributação
*Por Francisco Camargo, presidente da ABES O setor de Tecnologia da Informação, segundo dados de estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com o IDC (International Data Corporation), foi...
Benefícios da adoção de monitoramento para soluções multicanal
Por Roberto de Carvalho, Presidente da Dynatrace no Brasil O monitoramento para soluções multicanal auxilia desde as equipes técnicas e de negócios até o proprietário do negócio, que tem a certeza de que todos os...
Fomento, inovação e competitividade
*Por Jamile Sabatini Marques Que o brasileiro é um povo criativo, todos sabem. Mas se beneficiar dessa criatividade para gerar um país mais competitivo é o que precisamos aprimorar. Empresas que se destacaram quanto a sua criatividade foram...
Outros mega-ataques hackers virão. Como se defender?
Por Francisco Camargo, presidente da ABES Na sexta-feira (12/05/2017), o mundo inteiro ficou assustado com a escala e o alcance dos ataques hackers, que mostram que os cibercriminosos dispõem de bastantes recursos, financeiros e tecnológicos....
Fintechs: ameaça ou oportunidade para modernizar o sistema financeiro tradicional?
Por Ricardo Assaf é presidente da ABSCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito. Nas conversas e bastidores do mercado financeiro muito se escuta falar sobre as “fintechs”, expressão derivada...
Resiliência é palavra-chave para o futuro da segurança
Por Marcus Almeida, gerente de Inside Sales & SMB da McAfee Resiliência é a capacidade de voltar ao estado natural depois de ter sofrido alguma ação crítica, a habilidade de se recuperar e de se adaptar às...
Qualidade está na percepção do usuário
Por Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva O que é qualidade? O estatístico William Deming dizia que é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Já o...
Omnichannel: a nova geração do relacionamento com o consumidor
Por Guilherme Porto, CEO da Plusoft Com o avanço da tecnologia, sobretudo dos dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets, o consumidor passou a ter interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer...