Artigos
Transformação Digital no Varejo: o que fazer para que sua marca não perca a relevância
Por Mariana Fontanezi* Você já parou para pensar que na última década estamos vivenciando um dos maiores e mais acelerados momentos de avanço tecnológico no varejo? Dispositivos móveis, Inteligência artificial,...
A LGPD chega para implementar uma nova cultura organizacional
*Por Gustavo Mendes Toda empresa de qualquer porte, seja ela pública ou privada, conta com um ou mais banco de dados com informações sobre seus clientes e colaboradores. Esses dados são muito valiosos e, consequentemente, visados por...
Digitalizar é preciso: como a indústria brasileira pode superar a crise
Por Carlos Paiola* Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em junho de 2019, o índice de produção industrial no Brasil estava no mesmo patamar que o apresentado em junho de 2004. A crise...
Enfrentando a tempestade digital
Por Rodney Repullo* Os líderes empresariais assumem seus postos depois de muito empenho. No entanto, quando chegam ao “topo”, este se apresenta muito frágil diante dos enormes desafios que se apresentam, com turbulências que os...
O Brasil está comprometido com a 4ª Revolução Industrial?
Por Werter Padilha* A 4ª Revolução Industrial está em curso no mundo. E acredito que para as empresas brasileiras do setor não existe opção: é primordial investir na modernização da gestão, dos...
Cliente quer sucesso no relacionamento com marcas
Por Fabio Costa* No dia 16 de julho de 2019, foi lançada a plataforma “Não Me Perturbe”, criada pelas operadoras de telefonia por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pelo site, o...
Experience makers: faça da experiência o seu negócio
Por Federico Grosso* Abri a Adobe Experience House deste ano fazendo a relação entre experiências e emoções. Aposto que, para aqueles que já são pais, o dia do nascimento dos filhos é um momento que guardam com...
A inteligência voltada para a transformação digital
Por Marcelo Coletta* Quem trabalha com tecnologia certamente já teve a impressão de que as coisas estão mudando cada vez mais rapidamente. Para 80% dos mais de 1.200 profissionais e executivos que participaram do Perform Brasil 2018, o maior...
Ética, a empresa sem jeitinho
Por Francisco Camargo* “il n’y a pas de propositions éthiques, il n’y que des actes éthiques” (Ludwig Wittgenstein) “a ética não é feita de palavras, mas de atos” (tradução...
Da telemetria ao diálogo entre máquinas: o que sua companhia ganha com IoT
Por Antonio Carlos de Brito* IoT – a internet das coisas – compõe um dos pilares da Transformação Digital. De uma sigla desconhecida há 4 ou 5 anos, tornou-se uma das esperanças de se alcançar benefícios ao...
Por que temos e precisamos de uma legislação voltada à proteção de dados (LGPD)?
*Por Vanda Scartezini e Deana Weikersheimer Quase todos os aspectos da nossa vida giram, atualmente, em torno de dados - não resta dúvida de que somos cada vez mais cidadãos digitais. Esta realidade é fruto da abrangência imposta pela...
Como a transformação digital pode ajudar a salvar vidas
Por Edna Massuda* O setor de Saúde é um dos que mais necessita dos dados pessoais e do histórico de seus clientes para oferecer um serviço completo. Desde exames de rotinas a check-ups complexos, as informações dos pacientes...
Interconectar tudo para melhorar as decisões do negócio
Por *Alejandro Couce O ambiente atual de negócios transformou cada empresa em uma empresa de dados. Em cada etapa, elas precisam interconectar tudo com tudo para ter uma melhor visibilidade dos dados. A terceirização de tecnologias da...
6 tópicos para desmitificar o LGPD
Por Odilon Costa* Mais de 100 países têm leis específicas voltadas à proteção de dados (LGPD) dos cidadãos e alguns dispõem de uma Autoridade Supervisora de Dados independente, com poderes para garantir a...
Computer Vision: tecnologia poderosa e inovadora que está revolucionando os negócios
Por Bruno Maia* Transformação Digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data. Nos últimos anos, esses termos têm sido destacados e debatidos em profusão por profissionais de diversas indústrias. As...
Os princípios da clean architecture
Por Rodrigo Werlang* Construir um software que tenha atributos de qualidade que aumentem seu reuso e garantam uma evolução e manutenção simplificada sempre foi um desafio técnico para muitas equipes de desenvolvimento de...
Como superar a complexidade em um futuro cada vez mais orientado às Nuvens
Por Michael Allen* Vamos direto ao ponto: o mundo está cada vez mais digital e nada sugere que estamos perto de frear esse movimento. Afinal de contas, à medida que os consumidores recorrem mais a canais on-line e móveis, mais a economia global de...
A jornada para a inovação passa pelo multicloud
Por André Andriolli* Olhe para a maneira como você mesmo consome tecnologia. Aposto que o seu celular é de uma marca, a conta de e-mail é de outra empresa e quando você vai escrever textos, posso garantir que abre a ferramenta de uma...
12 meses para a LGPD acabar com o seu e-mail marketing
Por Rafael Viana* Não sei se você ficou sabendo, mas o Brasil tem uma lei de proteção de dados que entrará em vigor em um ano, e caso você não faça as mudanças necessárias para se adequar à...
Virtualização de dados: auxílio à democratização dos dados
Por Márcio Arbex* Organizações são constituídas de processos e de mudanças em seu ambiente em função da demanda do mercado. Ter o controle de ambas é uma tarefa difícil, pela vasta...
A Oportunidade do Mercado de Software com a Recuperação Econômica e dos Negócios no Brasil
Por Jorge Sukarie* A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES divulgou recentemente o seu estudo anual intitulado “O Mercado Brasileiro de Software 2019 – Panorama e Tendências”, produzido desde 2005 com base em...
Como empresas globais lidam e se adaptam ao multilinguismo presente na internet
*Por Paulo Milliet Roque e Mark Datysgeld A maioria das empresas entende o papel fundamental da internet na condução de suas estratégias e na busca de um modelo que faça sentido para o século XXI. No entanto, como os padrões...
O potencial de mercado dos dados e informações que trafegam nas redes de telecomunicações
Por Yassuki Takano* Já dura alguns anos a discussão sobre a relação entre as operadoras de telecomunicações e as chamadas "over-the-tops" (OTTs) – redes sociais, aplicativos de comunicação e de...
Quando a história pode dizer algo sobre qual rumo tomará o mercado de data e analytics
Por Amaury Gallisa* De acordo com o Gartner, data e analytics são os principais impulsionadores dos esforços de digitalização e transformação digital de qualquer organização. Sem isso, as empresas não...
Experiências digitais que você pode oferecer aos seus clientes
Rodney Repullo* Como os consumidores possuem infinitas oportunidades de fazer compras online, eles têm o luxo de ser extremamente exigentes. Eles querem ser mimados. Se uma página demorar muito para ser carregada, ou se eles não puderem ver se o...
Registro de Software no INPI: fácil, barato e menosprezado
Por Dr. Manoel Antonio dos Santos* É inegável que quanto mais digitalizada se torna a sociedade moderna, maior relevância merece o software, ator principal desse inebriante setor, já que o programa de computador está presente em tudo...
O futuro da IA dependerá de decisões inteligentes
Photo credit: tamasmatusik on Visualhunt / CC BY-NC-ND *Andriei Gutierrez Mundo afora se questiona como as autoridades deveriam tratar a Inteligência Artificial (IA). Deveria a IA ser guiada por alguns parâmetros mínimos? Deveria a...
Agro usa tecnologia para driblar desafios logísticos e econômicos
Cintia Leitão de Souza* Começaria a valer no dia 20 de julho de 2019 as novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nessa nova...
O decreto do Plano Nacional IoT foi assinado. E agora?
Por Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT da ABES Estava na fase de definição do tema deste artigo, quando foi assinado o decreto nº 9.854. de 25 de junho de 2019, que instituiu o “Plano Nacional de Internet das...
Dez recomendações para a adoção de uma estratégia nacional de Inteligência Artificial
Por Fábio Rua, diretor da ABES e co-fundador do Movimento Brasil, País Digital Estamos vivendo aqueles raros momentos da história em que a base tecnológica já desenvolvida está acelerando de uma forma tão...