Escolha uma Página
Compartilhe

Campanha da ABES apoia projetos de inclusão sociodigital por meio da logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos substituídos; iniciativa contribui para 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU

A Globo é a nova parceira da “Mobilização para a Redução da Desigualdade“, campanha lançada pela ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software, em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick. A empresa redirecionou cerca de 50 toneladas de equipamentos eletrônicos que deixaram de ser usados. No ciclo 2022, os recursos financeiros gerados com os equipamentos viabilizaram a doação em comodato de 140 notebooks que estão contribuindo para a formação de 420 jovens e adultos do Projeto RECODE PRO – ONG, que há mais de 27 anos se dedica à formação e empoderamento digital de jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é formar em Lógica da Programação alunos de 12 estados e em 39 cidades do Brasil. O PrograMaria – negócio de impacto social de formação e engajamento de mulheres na tecnologia apoiado pela Globo desde 2020 – também foi beneficiado com a ação, recebendo a doação de oito máquinas. 

Com esta parceria, a Globo reforça nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU – maior iniciativa de sustentabilidade do mundo –, da qual se tornou signatária:  promoção da inclusão digital e do ensino de qualidade. Com o mote fazer a diferença é todo dia, a Globo vem implementando, entre outras frentes, boas práticas de gestão ambiental para reduzir o uso de recursos naturais, mitigar a produção de resíduos, além de atuar na redução de suas emissões de gases de efeito estufa, o que tornou a empresa, desde 2019, carbono zero. 

Isso tudo vem ao encontro do fato de a Globo alinhar a estratégia de seus negócios aos pilares ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança). No último ano, a empresa lançou o Jornada ESG – primeiro relatório de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative) – e também se tornou signatária do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A abordagem ESG da companhia é trilhada por meio de seis compromissos, que vão ao encontro dos temas mais relevantes aos seus públicos de relacionamento e que trazem impacto direto aos negócios.   

Logística reversa sem custo e com governança

A ABES assegura de forma gratuita, simples e fácil que as empresas, independentemente do seu porte, possam aderir às melhores práticas de governança socioambiental, alinhadas ao Pacto Global da ONU. A ReUrbi, por sua vez, garante as empresas que descartam seus equipamentos de TI e Telecom o processo de logística reversa em conformidade com a Legislação Ambiental e a destinação correta dos produtos em desuso evitando impacto no meio ambiente e a gerando recursos para projetos sociais e de qualificação sociodigital. 

Ao todo, já são mais de 130 Projetos Sociais atendidos em todo o Brasil e mantidos pelo Instituto ReUrbi. “As empresas participantes da ação têm como benefício a isenção dos custos de logística e certificação dos descartes, recebem documentação legal em conformidade com a Legislação Ambiental e Relatório de Impacto Socioambiental (RIA) com as informações de impacto ambiental, econômico e social para uso em seus Relatórios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Ao receberem os resultados econômicos dos descartes podem indicar projetos sociais que receberão as devolutivas dos recursos gerados”, explica Ronaldo Stabile, CEO da ReUrbi. 

Empresas e sustentabilidade ambiental

A Mobilização tem como público-alvo todas as empresas do território nacional, associadas da ABES ou não, que possuem equipamentos de TIC a descartar e que tenham interesse em participar deste movimento de impacto positivo no meio ambiente, sempre atendendo as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês). 

“Desde que foi lançada, em 2021, a Mobilização para a Redução da Desigualdade evitou o impacto de 169 toneladas de gases de efeito estufa e 1.053 kg de metais tóxicos ao meio ambiente por meio da reciclagem adequada de 89,36 toneladas de equipamentos obsoletos de TIC, contribuindo para 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual a ABES é signatária. Com os recursos obtidos com a reciclagem, 4.393 pessoas foram impactadas por meio de projetos sociais. Contar com participação da Globo foi fundamental para aumentar ainda mais esse impacto positivo para a sociedade”, afirma Rodolfo Fücher, presidente do conselho da ABES e idealizador da campanha. 

Empresas que tiverem equipamentos eletrônicos de TI que queiram contribuir para o meio ambiente e investir em projetos sociais, devem seguir as instruções na página da Mobilização. Entidades que possuem um projeto social alinhado ao propósito da campanha podem se inscrever para receber os recursos por meio de contato com o Observatório do Terceiro Setor: contato@observatorio3setor.org.br.

acesso rápido

pt_BRPT