Compartilhe

Parceiro da Plataforma RH Tech, o Meu Futuro Digital (MFD) é um movimento com o propósito de transformar o Brasil para se tornar o país do futuro do Trabalho e da Educação por meio da Tecnologia da Informação. “O MFD surgiu em 2020 a partir da insatisfação de executivos do mercado de tecnologia com o desconhecimento dos jovens sobre a área de tecnologia e as possibilidades de carreira que esse mercado oferece”, explica Rubem Duek, diretor presidente do movimento.

O Meu Futuro Digital trabalha com o modelo de rede, a partir de conexões que ajudam a identificar parceiros qualificados para levar o jovem da descoberta do mundo da tecnologia até o emprego, passando por atividades de mentoria e educação.

O foco é enfrentar a realidade do mercado no qual milhares de jovens estão buscando empregos e, por outro lado, existe uma grande quantidade de vagas abertas no setor de TIC. “Nossa missão é gerar agilidade e escala no processo de atração, capacitação e empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos para as carreiras de TI. Os dados mostram que é necessário atrair mais pessoas e oferecer caminhos para formação e emprego”, completa Rubem. Confira a seguir a entrevista que o Portal da ABES realizou com o diretor do MFD. 

Quantos estudantes já se formaram pelo Meu Futuro Digital?

Atuamos com foco estratégico no primeiro emprego em tecnologia.
Buscamos sensibilizar jovens ainda na etapa do Ensino Médio, de forma que este jovem se encante com o mundo da tecnologia e busca o MFD para apoiá-lo na educação e emprego. Foram desenvolvidos 17 projetos com 1416 jovens formados. 

Quais são os principais cursos oferecidos?

Por meio dos nossos parceiros, o MFD oferece programas de letramento em tecnologia e programação englobando temas como: fundamentos de computação; metodologias ágeis (scrum); controle de versão com git; aplicações web (HTML, JS, CSS, Node.js, Typescript, Angular); programação com Java +; Spring; modelagem e arquitetura de bancos de dados relacionais; e desenvolvimento orientado a testes, além de bootcamps com especialização em outras linguagens. 

Quais os principais parceiros corporativos do Meu Futuro Digital?

O Meu Futuro Digital desenvolveu parcerias com 48 organizações, que nos apoiam em atividades que vão desde campanhas de marketing, assim como ações de mentoria, educação e empregabilidade.

Como avalia a inserção dos jovens do Meu Futuro Digital no mercado de trabalho?

Nosso grande desafio é inserir os jovens no primeiro emprego em tecnologia e, por isso. criamos programas diferenciados e inovadores na busca de talentos e na formação voltada para a vida prática do mundo da tecnologia. Temos como objetivo dobrar o número de jovens formados e empregados em 2023, ampliando os programas desenvolvidos até agora.

Conheça alguns dos programas desenvolvidos pelo Meu Futuro Digital: 

Jovem Aprendiz TECH: conecta as empresas com cotas de aprendizes com um programa de formação para programação, preparando o aprendiz para entrar na área de tecnologia da empresa. A partir de R$ 600 mensais, em média, a empresa financia o programa de formação no programa e cria uma base de recursos para seus projetos, atendendo a legislação de cotas. 

Contrate um Campeão TECH: por meio do qual o MFD seleciona jovens medalhistas das Olimpíadas de Matemática para um programa de formação em tecnologia. O ponto de partida é de que esses jovens têm grande aptidão para carreiras nessa área e, segundo o MFD, a primeira turma se mostrou promissora com excelentes resultados nas empresas. 

Escola TECH: este programa tem como objetivo implantar Centros de Tecnologia em escolas públicas de cidades do interior, a fim de capacitar os jovens para atuarem nas empresas da região.

 

 

acesso rápido

pt_BRPT