
Igor Manhães Nazareth, Subsecretário de Inovação e Transformação Digital no Ministério da Economia
No webinar “Marco Legal das Startups: medidas para desburocratizar novos modelos de negócios”, realizado no dia 16 de dezembro, a ABES discutiu os impactos que o projeto de lei, que acabou de ser aprovado pela Câmara dos Deputados, trará ao mercado brasileiro de inovação e empreendedorismo. O evento teve moderação de Rodolfo Fücher, presidente da entidade.
O primeiro a falar foi Paulo Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele destacou a necessidade de se criar um ambiente favorável às startups. O texto base que deu origem ao projeto de lei passou por um processo de construção coletiva a partir de uma consulta pública, que proporcionou valiosas contribuições vindas da sociedade civil.
Na sequência, Igor Manhães Nazareth, Subsecretário de Inovação e Transformação Digital no Ministério da Economia, comentou que o marco deverá reduzir a burocracia para que qualquer empresa se torne uma S.A., ajudando a atrair fundos de investimentos, conferindo mais segurança jurídica para os investidores e permitindo mais negócios entre as startups e o poder público.
Juliana Natrielli Ribeiro, Diretora Adjunta da ABES e Conselheira Fiscal da Caixa Econômica Federal, ressaltou a importância de o Marco Legal das Startups ser aprovado o quando antes pelo Senado Federal e que a flexibilização das regras vai fomentar a inovação, além de contribuir com a geração de emprego e renda.
O webinar completo pode ser assistido neste link.