Compartilhe

Oportunidades de ascensão na carreira e ambiente colaborativo são diferenciais para a retenção de talentos

Um dos setores mais aquecidos da economia global, a área de tecnologia tem uma demanda crescente por profissionais qualificados e especializados. Até 2025, a estimativa é que quase 420 mil vagas devem ser geradas no setor, de acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais),. Apesar do número de oportunidades, o mercado de TI ainda não dispõe de mão-de-obra qualificada para suprir essa demanda, e é grande a disputa pelos melhores profissionais. Por isso, manter os talentos tornou-se uma prioridade para as empresas. 

“Ao pensarmos em profissionais de tecnologia, estamos considerando um perfil em geral muito jovem e que demonstra urgência em crescer rapidamente na carreira e consequentemente em remuneração mesmo não estando ainda preparado para uma posição de maior senioridade”, comenta Rosely Maximiano, diretora de Pessoas da NTT DATA. Como essa ascensão muito rápida não é sempre possível, ter diferenciais no ambiente de trabalho também pode ser o segredo para manter os melhores profissionais. 

Para a executiva, existem práticas que podem impactar para a permanência do melhor profissional na empresa sem serem necessariamente ligadas à remuneração ou à ascensão. “Na minha experiência e pela observação desse público diariamente, vejo que esses profissionais buscam sentirem-se parte de algo maior, percebendo que fazem a diferença para o alcance dos objetivos da empresa. Outro fator determinante é a existência de um ambiente colaborativo e de respeito onde o aprendizado aconteça na troca entre diversas competências e onde o erro é compreendido como fonte de desenvolvimento. É claro que há uma preocupação com a remuneração que deve ser compatível com as entregas em termos de complexidade e responsabilidade”, comenta. 

Crescimento é fruto da Meritocracia 

Para Rosely, o simples crescimento na carreira e remuneração são decorrentes da performance individual. “Hoje, na empresa, avaliamos os profissionais em um processo estruturado de Avaliação de Desempenho, com a participação dos gestores e validação de um comitê de Performance & Carreira. Desenvolvemos também um Mapeamento dos Talentos, que são os profissionais que enxergamos com potencial para ocuparem posições de maior complexidade. Toda esta base de informações possibilita uma Gestão de Pessoas mais segura, garantindo que profissionais com desempenho diferenciado sejam tratados com as melhores práticas de mercado”, completa. 

É preciso gostar do local onde se está 

É comum o pensamento de que é preciso gostar do que se faz, mas para além disso, é fundamental estar feliz também no local em que se trabalha. “As pessoas passam muitas horas do seu dia no ambiente de trabalho, por isso precisam encontrar um clima descontraído e uma gestão com portas abertas. Para avaliar se estamos no caminho certo, fazemos pesquisas periódicas que nos trazem as percepções dos profissionais e nos ajudam a proporcionar um bom ambiente para nossos colaboradores”, conta Rosely. 

Beatriz Jesus, que está há um ano na NTT DATA como analista administrativa, ressalta que a remuneração importa, mas o principal é estar em um ambiente respeitoso e saudável, com comunicação clara, boas relações, visão de futuro e possibilidade de identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. “Eu não trabalharia em um ambiente opressor, preconceituoso, negativo e que comprometesse a minha saúde. Também não permaneceria em um local onde não vejo possibilidades ou oportunidades para a minha carreira”, comenta. 

Para Hélio Cardoso, arquiteto de software, o motivo para estar há 22 anos na empresa passa pela boa combinação de condições técnicas para executar suas atividades no dia a dia. “Eu gosto da dinâmica em que consigo colocar as minhas ideias e sugestões para as soluções que criamos. Além disso, as ferramentas que uso durante a minha rotina são excelentes para entregar um ótimo trabalho e apoiar a gestão com a criatividade,” explica. 

Para os gestores, reter talentos demanda um esforço contínuo e de todos os níveis da organização. Focar em ter uma cultura positiva, oportunidades de desenvolvimento profissional, reconhecimento, ambiente propício a desenvolvimento, benefícios atraentes e liderança próxima, são chaves para garantir o engajamento dos colaboradores e, assim, aumentar as chances de atrair e manter os melhores talentos em uma empresa de tecnologia. Lembre-se de que esse processo não é apenas uma questão de sobrevivência no mercado competitivo, mas também essencial para impulsionar a inovação e o crescimento contínuo da organização.

acesso rápido

pt_BRPT