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Com novas tecnologias como a IA, a empresa elevou em 26% o número de novas conversões e conquistou um índice de 97,60% de satisfação dos usuários no atendimento

Rodar uma operação que atende mais de 330 mil estabelecimentos, incluindo os restaurantes mais procurados pelos brasileiros, garantindo uma experiência fluida e prática para os clientes é tarefa desafiadora. O iFood, empresa brasileira de tecnologia, tinha o objetivo de aprimorar o processo de cadastro de novos restaurantes no WhatsApp. Em parceria com a Blip, líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagens, a empresa conquistou um fluxo de cadastro automatizado de Self Sign In no aplicativo de mensageria preferido entre os brasileiros. 

Ao notar que a construção de um cardápio era uma dor real e que muitos empreendedores esbarravam nessa etapa do cadastro e o abandonavam, o iFood contou com a ferramenta de Inteligência Artificial da Blip para montar cardápios de forma automatizada com uso do ChatGPT. O projeto inovador foi iniciado no segundo semestre de 2022 e resultou em 26% de conversão diretamente no fluxo automatizado, redução no número de transferências desnecessárias para o atendimento humano e um índice de 97,60% de satisfação dos usuários (CSAT) no atendimento via WhatsApp.

“Foi um enorme prazer desenvolver esse projeto para o iFood. Eles nos procuraram em busca de melhorar a experiência de cadastro e, desta forma, aumentar o número de contratos assinados. Utilizando a Blip e uma solução focada em IA Generativa, obtivemos excelentes resultados em questão de semanas”, afirma Frederico Crego, Diretor da Unidade de Negócios Tech da Blip. A solução se somou ao já existente canal web, criando um cadastro omnichannel, onde o estabelecimento parceiro tem total autonomia de tempo e melhor experiência. Para o iFood, as melhorias também representaram um potencial aumento no número de contratos assinados.

“O iFood sempre busca soluções pautadas na tecnologia e inovação para oferecer experiências de qualidade aos estabelecimentos parceiros. A Blip nos ajudou a reafirmar esta frente, nos garantindo uma tecnologia de alta performance para que tenhamos um serviço completo e que converta ainda mais parceiros”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood. Atrelar o modelo de linguagem do ChatGPT ao WhatsApp destravou o processo de ativação de 34,6% dos parceiros que não tinham cardápio e que sem auxílio para a elaboração de seus menus não conseguiriam começar a vender na plataforma.

O potencial da IA é ainda maior considerando o sistema de notificações ativas do WhatsApp, que envolve os restaurantes na fase final de ativação, quando eles precisam enviar os cardápios. Com a visibilidade da jornada por meio da plataforma Blip, a mensagem exata de ajuda que o parceiro precisa é disparada, impactando na taxa de conversão. A estratégia da Blip com iFood se provou bem sucedida, com números expressivos na taxa de conversão do funil de vendas: aumento de 2% ao mês desde janeiro, chegando a 20,3% em março. Em julho, o índice chegou a mais de 25%, além de um CSAT (Customer Satisfaction Score) maior que 97% no fluxo de captação. No quesito eficiência operacional, em junho, o iFood alcançou seu menor número de abandono dentro do fluxo de WhatsApp, diminuindo 76,6% em relação ao início do ano.

Atualmente, toda a jornada de registro de um restaurante parceiro do iFood está integrada ao WhatsApp, incluindo a assinatura de contrato. Com cerca de 70 milhões de pedidos ao mês em sua plataforma, a novidade traz um leque ainda maior de restaurantes disponíveis para atender o consumidor final.

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