Compartilhe

Com pouco mais de um ano de criação pela ABES, o Grupo de Trabalho (GT) de Compras Públicas teve um 2021 bastante movimento e produtividade, de acordo com os líderes do GT. Uma das atividades realizadas foi a de acompanhar, entender e avaliar os projetos relacionados aos temas propostos pela Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia.

Os líderes do GT participaram de reuniões mensais com a SGD e diversas associações a fim de debater melhorias no relacionamento entre a secretaria e o Setor Privado, estabelecendo uma agenda comum de trabalho, que culminou com a publicação pela SGD de chamada pública para projetos de transformação digital.

A nova lei de licitações (14.133/2021) foi sancionada em 01/04/2021. “O GT já vinha atuando sobre o texto do Projeto de Lei, antes mesmo dela entrar em vigor. Após a aprovação, lideramos uma série de eventos online em 2021, entre eles os chamados de “Café com Especialistas, trazendo convidados com experiência para apresentações focadas na interpretação da nova lei e seu impacto para o setor de TIC”, explica Ana Carolina da Motta, uma das Líderes do GT e Head do time de Políticas Públicas da AWS no Brazil,

Na avaliação de Ludmar Sant´Anna de Paiva, CEO da Diretriz Consultoria e Sistemas e colíder do GT, “entre os desafios para melhorar o setor de Compras Públicas e a inserção das empresas de TIC nesse mercado são o de “capacitar os servidores públicos em como realizar todo processo de compras – da fase interna até a externa. Por outro lado, as empresas de TIC deveriam realmente acreditar e confiar mais na legislação de compras públicas, atuar sempre de maneira ética e vender de maneira justa, econômica e transparente”.

Entre os planos do GT para 2022 está o de preparar um Manual sobre como as empresas de TI poderão a passar a fornecer soluções aos órgãos e governos nas três esferas com base na Lei 14.133/2021, que será elaborado com a participação de outros grupos e especialistas, além de promover novos eventos on-line.

acesso rápido

pt_BRPT