Este ano, as despesas com serviços de TI irão ultrapassar pela primeira vez os gastos com serviços de telecomunicações
O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de 6,8% em relação a 2023. Esse montante é inferior à previsão do trimestre anterior que indicava de crescimento de 8%. Embora a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tenha tido um hype notável em 2023, ela não mudará significativamente o crescimento dos gastos com TI no curto prazo.
“Embora a GenAI mude tudo, essa tecnologia não terá um impacto significativo nos gastos com TI, semelhante à IoT, Blockchain e outras grandes tendências que experimentamos”, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “2024 será o ano em que as empresas realmente irão investir para planejar o uso de GenAI, mas os gastos com TI serão impulsionados por forças mais tradicionais, como lucratividade, mão de obra e arrastados por uma onda contínua de resistência à mudança.”
Os serviços de TI se tornam o maior segmento de despesas em 2024: Os serviços de TI continuarão a registar crescimento em 2024, tornando-se, pela primeira vez, o maior segmento de despesas com tecnologia da informação. O Gartner prevê que as despesas com serviços de TI devem crescer 8,7% em 2024, atingindo 1,5 trilhão de dólares. Isso deve-se em grande parte ao fato de as empresas investirem em projetos de eficiência e otimização organizacionais. Os analistas estimam que esses investimentos serão cruciais durante o período de incerteza econômica.
“As taxas de adoção entre os consumidores para dispositivos e serviços de telecomunicação estagnaram há mais de uma década. Os níveis de gastos dos consumidores são principalmente impulsionados por mudanças de preço e ciclos de substituição, deixando espaço apenas para crescimentos incrementais. Com isso, ser ultrapassado por software e serviços era inevitável”, disse Lovelock. “As empresas continuam encontrando mais usos para a tecnologia. A TI saiu do back-office, passou para o front-office e, agora, está gerando receita. Até que haja uma definição sobre como e onde a tecnologia pode ser usada em uma empresa, não pode haver um patamar nos gastos com TI empresarial.”
Previsão de despesas mundiais em TI
(Em milhões de dólares americanos)
A Resistência dos CIOs (Chief Information Officer) às mudanças continua a afetar gastos com TI: A taxa de crescimento global das despesas de TI para 2023 foi de 3,3%, o que representa um aumento de apenas 0,3% em relação a 2022. Isso se deve em grande parte à resistência dos CIOs à mudança. A dinâmica será recuperada em 2024, com um aumento estimado em 6,8% nas despesas gerais de TI.
A metodologia de previsão das despesas em TI do Gartner baseia-se fortemente em uma análise rigorosa das vendas efetuadas por mais de mil fornecedores de toda a gama de produtos e serviços de TI. O Gartner utiliza técnicas de investigação primária, complementadas por fontes de investigação secundária, para criar uma base de dados abrangente sobre a dimensão do mercado, na qual baseia as suas previsões.
A previsão trimestral de gastos com TI da Gartner oferece uma perspectiva única sobre os gastos com TI nos segmentos de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Estes relatórios ajudam os clientes do Gartner a compreender as oportunidades e os desafios do mercado. A mais recente pesquisa de previsão de gastos com TI está disponível para os clientes do Gartner em “Gartner Market Databook, 4Q23 Update“. O Gartner para High Tech equipa os líderes tecnológicos e as suas equipes com as melhores práticas baseadas em funções, conhecimentos da indústria e visões estratégicas sobre as tendências emergentes e as mudanças no mercado, de modo que alcancem as suas prioridades críticas e construam as organizações de sucesso. Informações adicionais estão disponíveis em www.gartner.com/en/industries/