Com sede em Cingapura, a startup de carne vegetal Next Gen Foods que, segundo estimativas, vale quase R$ 1 bilhão, foi uma das atrações da ABES CONFERENCE 2021, evento organizado em parceria com o portal The Shift, no dia 14 de setembro, agregando uma perspectiva diferenciada de inovação. O evento tem patrocínio platinum da Oracle e patrocínios master da Amazon Web Services (AWS), IBM, Sky.One Solutions, TOTVS e CAESBRA.
O brasileiro André Menezes, cofundador e CEO da foodtech de pesquisa e desenvolvimento de produtos e marcas plant based (carne vegetal), foi entrevistado pela jornalista Soraia Yoshida.
Estudo da Bloomberg Intelligence prevê um crescimento de 451% do mercado de alimentos à base de vegetais, que deverá atingir um valor de US$ 162 bilhões na próxima década – uma grande diferença em relação aos US$ 29,4 bilhões de 2020.
Para André, a indústria de alimentos passa por uma ruptura, pois a produção e a criação de alimentos baseada em animais não será tão eficiente no futuro. “Entendemos que a tecnologia pode atingir os mesmos objetivos de oferecer alimentos deliciosos, com valores nutricionais muito bons, e saudáveis sem uso de agropecuária”, ponderou.
O executivo decidiu empreender no segmento plant based após uma experiência de 7 anos na indústria de carne, acompanhando toda a cadeia de produção do campo até o consumidor final. O agro é, na avaliação de André, um segmento completamente comoditizado, no qual oscilações de preço e crises estão sempre presentes, deixando o mercado mais difícil, sendo que o mercado global de proteínas está ficando cada vez mais restrito.
“Por outro lado, o cenário para os produtos plant based é absolutamente diferente: investidores realmente muito interessados, consumidores e mídia interessados, os chefs de restaurante estão extremamente empolgados em apresentar as novidades aos consumidores. É uma receptividade incrível. É a tecnologia à frente do setor de alimentos”, explicou. Ele contou ainda que a Next Gen Foods investe em pesquisa para entender com profundidade o que os consumidores esperam da carne de frango como alimento: as características de sabor, textura, formas de preparação e temperos utilizados em diferentes países.
Cingapura é considerada, atualmente, um hub global de foodtech, proporcionando suas facilidades para abertura de empresas, com inúmeros centros de pesquisa em alimentos. Por outro lado, é um país limitado do ponto de vista de tamanho reduzido de mercado, o que implica na necessidade de ter uma estratégia global, com foco na exportação.
“Por conta da pandemia, enfrentamos muitos desafios e, logo no começo, já tivemos que repensar nossa forma de atuar, nos repensamos como profissionais, nos questionamos. Hoje, estamos conseguindo nos posicionar de uma forma muito acelerada, recebendo insumos de uma cadeia global de suprimentos e levando produtos para outros países. Estamos falando de muita inovação e de termos visão de longo prazo, porque o mercado plant based é ainda muito pequeno e tem muito a crescer”, finalizou.
Assista a apresentação completa neste link: https://www.youtube.com/watch?v=DyTuuqT51Tc&list=PL2X1JJqBpAkO3FnrSADlajyDI-OVS5dBp
Inscreva-se no canal da ABES no YouTube: www.youtube.com/abessofotware