*Por Pedro Oliveira
Ampliar possibilidades de negócios é sempre um caminho mais fácil para empresas que tratam suas informações com tecnologia. A lógica vale também para produtos e serviços financeiros, tema que tem sido encarado como uma oportunidade por corporações no Brasil e no mundo.
Diante do cenário, sai na frente as empresas que utilizam uma plataforma ERP robusta, que pode ter seu escopo ampliado para oferecer produtos e serviços financeiros. É o que o mercado chama ERP Banking, solução capaz de agilizar o processo de concessão de crédito ao permitir o gerenciamento inteligente das informações, como dados financeiros e cadastrais, histórico de relacionamento com outras organizações, informações sobre restrições e dívidas.
Outro diferencial é que a tecnologia permite às empresas prever oportunidades, e com isso traçar estratégias para geração de negócios. Pode-se por exemplo, conhecer quando um negócio precisará de um aumento de fluxo de caixa ou ainda desenhar linhas de crédito sob medida para determinados perfis. As possibilidades são muitas e sempre respaldas por dados seguros e estratégicos e de forma desburocratizada.
Confira alguns motivos que explicam como o ERP Banking é capaz impulsiona negócios:
Concessão de crédito descomplicada: Tradicionalmente, antes de conceder crédito a uma empresa, as instituições financeiras avaliam toda a saúde financeira do negócio, seguindo um processo demorado e minucioso, que envolve análise de documentações e certidões. Trata-se de fluxo burocrático, suscetível a falha humana e a perda de prazos, que pode durar semanas. Com um ERP Banking todas as informações relacionadas às empresas, como histórico de compras, pagamentos e outros dados podem ser acessados em tempo real, permitindo que a tomada decisão sobre a concessão de crédito aconteça de forma automatizada. Isso porque a análise de risco de crédito usa algoritmos e modelos para avaliar a capacidade de pagamento dos clientes com base em seus históricos financeiros. Isso reduz a necessidade de processos manuais demorados e, ao mesmo tempo, melhora a precisão da avaliação.
Menor inadimplência: Além de agilizar a concessão de crédito, o ERP Banking também pode melhorar o processo de cobrança, diminuindo possíveis inadimplências, e antecipando possíveis cenários que gerem perdas financeiras. A plataforma permite configurar lembretes automáticos de pagamentos em atraso e a geração de faturas eletrônicas, além de simplificar o acompanhando o histórico de pagamentos dos clientes.
Mais eficiência operacional: Ao integrar todas as operações e informações em um único sistema, o ERP Banking ajuda a eliminar tarefas redundantes e a simplificar processos. Isso libera tempo e recursos para os colabores se concentrarem em atividades estratégicas que podem impulsionar o crescimento dos negócios.
Relacionamento mais próximo com as empresas: Ao oferecer para as empresas soluções de crédito mais alinhadas à suas necessidades e com menos burocracia, o ERP Banking promove maior vínculo e simplifica a rotina, uma vez que o usuário não precisará buscar outras plataformas ou instituições bancárias.
Para saber mais!
A sigla ERP (Enterprise Resourse Planning) pode ser traduzida como Planejamento de Recursos da Empresa. Um sistema ERP é um software de gestão empresarial que integra e automatiza uma série de processos que antes eram feitos manualmente. Com um ERP empresas armazenam, atualizam e analisam dados de forma segura e eficiente, agregando mais estratégia, organização e competitividade para os negócios. O ERP ainda organiza o fluxo de informações entre departamentos, lidando com controle financeiro, gestão de suprimentos, recursos humanos, relacionamento com clientes, tudo em um sistema. Já o ERP Banking inclui serviços e produtos financeiros ao sistema ERP, ampliando as possibilidades de negócios.
*Pedro Oliveira, Head de Produto ERP na Senior Sistemas
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software