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*Por Alexandre Baehr

Uma pesquisa realizada pela IPC Maps 2023 mensurou que o potencial de consumo no Brasil poderá chegar a R$ 6,7 trilhões em 2023, valor que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior. Conectar este potencial à efetivação de uma venda é o desafio encontrado por todas as empresas.

O primeiro passo para chegar a estas oportunidades é encontrá-las. Estudos apontam que a quantidade de dados criada, capturada e consumida em 2022 foi de 97 zettabytes, conforme a Plataforma Domo. Para lidar com tamanha quantidade de dados, somente recursos computacionais avançados permitem a retenção, organização e exibição destas informações.

É neste momento que entra a Inteligência Artificial, como meio facilitador para encontrar seus futuros mercado consumidor, e o mais importante, no apoio no conhecimento dos propósitos e decisões do seu cliente.

Captação – Atualmente já existem no mercado brasileiro ferramentas inteligência de marketing que permitem transformar dados em insights e receitas, permitindo que as empresas possam alavancar suas vendas.

Retenção – No entanto, mais do que captar este cliente, é preciso saber reter este público. Estudos da Harvard Business School estimam que aumentar em 5% a retenção de clientes permitem um aumento da taxa de lucratividade de até 95%. Neste sentido a tecnologia pode colaborar mais uma vez, especialmente porque grande parte das empresas já atuam com um soluções de Gestão de Relacionamento com o cliente.

Soluções de gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM, como o mercado conhece, trazem mecanismos que permitem fornecer a toda a equipe de vendas a segmentação dos dados, possibilitando compreender, por exemplo, a localização onde ocorre a maior demanda de clientes, quais serviços ou produtos são mais procurados e as ocorrências de pós-vendas mais comuns entre os consumidores.

CRM + IA – De acordo com dados de mercado, empresas que possuem uma ferramenta de CRM podem ampliar em até 300% a taxa de conversão de vendas. Com as inovações tecnológicas em curso, através da inteligência do uso dos dados disponíveis, é possível proporcionar outros benefícios como, redução do custo da venda, identificação de melhores oportunidades e melhoria na gestão de tempo nas empresas.

Mas, antes de investir nas tecnologias disponíveis hoje no mercado, é fundamental que a sua empresa já tenha estratégias bem definidas, equipes bem preparadas, processos alinhados e compreensão da importância e do papel da tecnologia. Este alinhamento certamente será a grande chave para manter o seu negócio competitivo hoje e nos próximos anos, onde inovações vão dominar ainda mais o mundo dos negócios impactando em nossos resultados e operações. E a sua empresa, já está preparada para essa revolução que já começou?

*Alexandre Baehr, Product Owner na Senior Sistemas

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

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