Compartilhe

As inscrições estão abertas para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) interessados em avançar no desenvolvimento de produtos em processo de validação no mercado.

Os pequenos negócios podem se inscrever na chamada de projetos de inovação até 12 de novembro. A iniciativa resulta da parceria entre a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é agilizar e ampliar o acesso a recursos não reembolsáveis, permitindo que pequenos negócios utilizem a infraestrutura e o conhecimento científico e tecnológico das 93 Unidades da Embrapii. As inscrições podem ser feitas aqui.

A chamada é voltada para projetos em estágio avançado de maturidade tecnológica, com foco no desenvolvimento de produtos baseados em software, cuja tecnologia já tenha sido desenvolvida e validada em laboratório ou ambiente controlado em etapas anteriores. Os recursos da Embrapii e do Sebrae serão gerenciados pelas Unidades Embrapii, sem repasse financeiro direto às empresas. A contrapartida financeira das empresas participantes será negociada caso a caso com a Unidade Embrapii responsável pela execução do projeto.

A chamada de projetos de inovação oferece uma série de vantagens para as micro e pequenas empresas, como:

  • Acesso a instituições e equipes de excelência, disponíveis em todas as etapas do projeto;
  • Modelo de cooperação ágil e flexível para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I);
  • Fluxo contínuo de recursos, dispensando a espera pela abertura de editais;
  • Possibilidade de continuidade da proposta com aumento de complexidade, redução de custos e mitigação dos riscos envolvidos no desenvolvimento da inovação

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social que visa fomentar a inovação na indústria em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender às demandas do setor empresarial. A organização conecta pesquisa e empresas, dividindo os riscos ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que introduzem novos produtos e processos no mercado. Para acessar esse modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica adequada às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; da Saúde; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Sobre o Sebrae

O Sebrae trabalha há mais de 50 anos para promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte no Brasil, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da economia brasileira ao apoiar empresários e fomentar a cultura empreendedora, operando por meio de consultorias, capacitações, cursos e programas que abrangem diversas áreas, como gestão, inovação, acesso a mercados e financiamento. Destacam-se iniciativas como o Inova Biomas, que promovem a bioeconomia; Catalisa ICT, para estimular o desenvolvimento de negócios a partir de pesquisas científicas nas universidades; Brasil Mais Produtivo, focado nem inovação e produtividade nas empresas; entre outros.

 

 

acesso rápido

pt_BRPT