A DPU (Defensoria Pública da União) adotou as soluções de nuvem da Huawei Cloud, uma das principais referências globais em soluções de computação em nuvem e inteligência artificial, para transformar suas operações, tornando-as mais eficientes e seguras. Com o órgão presente em 70 unidades da federação, distribuídas por 26 estados e 43 municípios, além do Distrito Federal, a otimização impacta positivamente o acesso à justiça para cidadãos de baixa renda.
Antes da adoção da tecnologia em nuvem, a infraestrutura da DPU dependia de um datacenter físico que centralizava todas as demandas das unidades. Sempre que havia a necessidade de acessar serviços e aplicações, era necessário utilizar o ambiente interno da instituição.
Com a migração para a nuvem, realizada em tempo recorde de 45 dias, a Defensoria passou a operar em um ambiente tecnológico mais ágil e acessível, especialmente para os defensores que atuam em tutelas itinerantes, que agora conseguem acessar os serviços de qualquer lugar do Brasil com qualidade e alta disponibilidade.
Hoje, cerca de 90% das cargas de trabalho da DPU são processadas na infraestrutura tecnológica da Huawei Cloud, com redução de custos, maior disponibilidade dos sistemas e melhorias no desempenho das aplicações. A migração também resultou em avanços na proteção de dados, com um foco maior em segurança e criptografia, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações.
Com a estrutura atual, a Defensoria Pública da União opera em um ambiente multi-cloud, que proporciona flexibilidade e conectividade superiores para seus usuários. Essa configuração permite que os defensores atendam às demandas da população de maneira mais eficiente e segura. A agilidade na criação de novos ambientes e o controle centralizado oferecem uma visão holística das cargas de trabalho, aumentando a performance de certas aplicações enquanto utilizam menos recursos em comparação ao ambiente on-premise anterior.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 26 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube