Diagnóstico de Sustentabilidade

Glossário

Temas Materiais

Os temas Materiais são os assuntos/temas que afetam, de maneira significativa, a capacidade de uma organização de gerar valor em curto, médio e longo prazo. Diz respeito aos assuntos mais relevantes para ela, conforme a estratégia de negócios e a perspectiva de impactos econômicos, sociais e ambientais nos públicos com quem se relaciona. Exemplos de temas materiais: Desenvolvimento de Fornecedores, Mudanças Climáticas, Relacionamento com Comunidades, Saúde e Segurança, Gestão de Pessoas, Logística Reversa.

Investimento social privado

Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público. Esse tipo de investimento pode se dar de diversas formas como por exemplo: doação através de incentivos fiscais concedidos pelo poder público e também pela alocação de recursos financeiros diretos e não-financeiros ou intangíveis.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Essa agenda configura como uma proposta de orientação das Nações Unidas, sobre como fazer o desenvolvimento sustentável para todos.

Benefícios para colaboradores

Benefícios corporativos são vantagens que uma empresa disponibiliza aos seus colaboradores, com a intenção de aumentar o nível de satisfação com a empresa e reter talentos, como convênios médicos e odontológicos, vale alimentação ou refeição, descontos em livrarias, lojas, academias, farmácias e muitos outros.

Gestão de Fornecedores

A gestão de fornecedores consiste em um conjunto de técnicas aplicadas pela empresa com o objetivo de otimizar a administração de suas fontes de fornecimento, monitorar conduta, valorizar economia local, garantir melhores produtos e serviços e desenvolver a cadeia como um todo.

Programa de incentivo à Educação Formal

Os benefícios de incentivo à educação formal estão relacionados às oportunidades e apoios que a empresa fornece para incentivar seus colaboradores a continuar estudando para completar ensino médio, superior, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Os incentivos podem ser financeiros diretos (subsidiando parte do custo dos estudos) ou indiretos (flexibilizando as horas da jornada de trabalho). Um Programa prevê a existência de regras claras para a oferta, acompanha resultados, possui métricas e realiza avaliações periódicas.

Plano de Cargos e Salários

O plano de cargos e salários é uma política interna da empresa que define e descreve todos os cargos da companhia, assim como suas atribuições e responsabilidades — e do salário correspondente a cada uma dessas posições, garantindo a igualdade e a padronização justa entre os colaboradores.

Política de Saúde e Segurança no Trabalho (PSST)

A Política de Saúde e Segurança no Trabalho é um plano formalizado que detalha as ações e o posicionamento da empresa para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e que registra além dos compromissos legais, todas as estratégias complementares que a empresa adota.

Matriz de Riscos

A Matriz de Riscos é uma ferramenta de gerenciamento e avaliação dos riscos identificados pela empresa e que impactam na legitimidade de sua operação. Corresponde a uma representação da combinação da probabilidade de ocorrer um evento associando a esta probabilidade o impacto, caso o evento ocorra.

Inovações Sustentáveis

De acordo com o IXL Center (instituto de pesquisa e fomento à inovação, com sede nos EUA), elas podem ser entendidas como aquelas que criam valor agregado sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. Surge como estratégia competitiva de empresas que visualizam na necessidade por sustentabilidade, oportunidades para a inovação.

Pesquisa de Clima e ou Engajamento

A pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de gestão de pessoas, que busca entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos colaboradores, o contexto no qual eles estão inseridos e promover melhorias com impacto na motivação, produtividade e resultado financeiro. Normalmente executada com periodicidade anual.

A Pesquisa de Engajamento é uma pesquisa menor, mais rápida, realizada mais vezes em um menor tempo com o objetivo de acompanhar o nível de engajamento de sua equipe em tempo real. Pode ser realizada semanal ou mensalmente, através de pulse survey com 5 a 10 questões, com uma interface intuitiva e atraente para de fato coletar as informações e gerar ações corretivas imediatas.

Prevenção da Corrupção

A prevenção da Corrupção em empresas corresponde a todas as ações, controles internos e e condutas instituídas pela empresa para a prevenção à práticas corruptivas e de orientação para colaboradores e parceiros, baseadas nos requisitos gerais da Lei 12.846 de 1º de agosto de 2013 (“Lei Anticorrupção”).

Partes Interessadas

As partes interessadas, também chamadas de stakeholders, correspondem a todos os elementos (pessoas, instituições, grupos, órgãos governamentais, etc.) que de alguma forma afetam ou são afetados pela empresa.

Educação Ambiental

Educação ambiental em empresas está relacionada as ações voltadas para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Logística Reversa

A Logística reversa corresponde a um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao reaproveitamento e ou destinação e descarte correto de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010), onde ficou estabelecido um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. Dependendo do setor em que a empresa atua, implantar uma política de Logística Reversa é uma obrigação, como fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes (com seus resíduos e embalagens), lâmpadas fluorescentes (de vapor de sódio e mercúrio, e de luz mista), e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Lixo Zero

O conceito de Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Segundo ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Efluentes e Resíduos

Os efluentes correspondem os despejos líquidos provenientes de diversas atividades ou processos. Os resíduos são todo material, substância ou bem descartado que seja passível e imprescindível o tratamento, ou seja, que podem ser reutilizados ou reaproveitados como insumos para outros produtos após processo de transformação.

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas correspondem a um conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases – como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – na atmosfera. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês – mudança climática é uma alteração de longo prazo, tipicamente décadas ou mais, na média e/ou na variabilidade das propriedades do clima, influenciadas predominantemente pela ação humana.

TI Verde

TI Verde pode ser definido como o conjunto de práticas sustentáveis que deixam menos prejudicial o uso da tecnologia. É uma iniciativa que utiliza a infraestrutura de TI para alterar processos e práticas organizacionais, a fim de melhorar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades da TI; além de introduzir modelos de negócios ambientalmente mais saudáveis, favoráveis às organizações e produtos ambientalmente corretos para o mercado.

Análise do ciclo de vida

A ACV (Análise de Ciclo de Vida) é uma ferramenta de avaliação dos impactos ambientais e à saúde humana associada a um produto, serviço, processo ou material, ao longo de todo o seu ciclo de vida (do berço ao túmulo), desde a extração e processamento da matéria‐prima até o descarte final, passando pelas fases de transformação e beneficiamento, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem. Corresponde ao conjunto de todas as etapas necessárias para que um produto cumpra sua função na cadeia de produtividade.

Ecoeficientes

A ecoeficiência corresponde a busca por trazer mais rentabilidade, utilizando menos matérias-primas. Diz respeito à disponibilização de serviços e bens capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais. Trata-se da característica de produtos que produzem mais e melhor, com menores recursos e resíduos.
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