Escolha uma Página
Compartilhe

*Por Paulo Oliveira

A integração é uma parte crítica do ciclo de vida do funcionário, afinal, é por meio dela que o profissional irá decidir se a empresa o condiz com as suas expectativas profissionais. Um processo de onboarding bem estruturado pode efetivamente apresentar o colaborador à cultura de sua organização e prepará-lo para o futuro na empresa.  

Os profissionais de RH hoje possuem uma ampla gama de ferramentas e práticas de comunicação que podem ser usadas ao integrar novos contratados. No entanto, é importante garantir que essas ferramentas digitais de RH sejam utilizadas de forma eficaz e integrada com outros canais de comunicação, garantindo mais agilidade nos processos de inclusão.   

Como as ferramentas digitais podem ajudar na integração de funcionários

Tradicionalmente, o processo de integração envolve interações face a face que podem ocorrer entre o gerente, o funcionário recém-contratado e os demais integrantes da equipe. O processo pode envolver sessões educacionais sobre a empresa, preenchimento de documentos de vários tipos e interação com líderes organizacionais e demais colaboradores.  

No entanto, esses processos tradicionais não estão apenas consumindo muito tempo e recursos financeiros das corporações, eles estão atrasando os profissionais de RH responsáveis pelo onboarding e o próprio colaborador que ingressou recentemente na instituição. 

Com o aumento no número de empresas que aderiram ao home office, os gestores de RH passaram a introduzir o onboarding digital. O objetivo da integração virtual é garantir que os profissionais que atuam de forma remota também passem por um processo de boas-vindas, assim como no modelo presencial.  

As ferramentas digitais tornam o processo de onboarding mais econômico e ágil. Se o colaborador já está bem inserido no ambiente e já aprendeu sobre as diretrizes, a própria tecnologia pode apontar o próximo passo, otimizando o tempo do funcionário e do gestor da área. Outro ponto essencial é o registro das atividades: todas as informações estão sendo disponibilizadas de forma online, permitindo seu fácil compartilhamento com os gestores de RH. 

A integração digital deve ser feita de forma padronizada para todos os setores da corporação, isso torna os processos de onboarding mais precisos e organizados, evitando, possíveis erros. 

Quais são os benefícios do onboarding digital? 

Retenção

De acordo com uma pesquisa realizada pela Panopto, as empresas que oferecem integração formal aos funcionários possuem uma taxa média de retenção de 86%. 

O onboarding é essencial na construção de um clima agradável e acolhedor para os novos colaboradores, e esse clima deve ser mantido por todo o ciclo de vida do funcionário.  

Tempo 

Outro ponto importante é o tempo. Os profissionais de RH gastam horas se dedicando ao processo de integração do novo colaborador. Esse trabalho pode ser feito de forma virtual e padronizada, evitando repetições e garantindo que a equipe de RH se dedique a questões mais estratégicas da organização. 

Conhecimento

Um dos maiores desafios do RH é fornecer o conhecimento necessário para os novos integrantes de forma assertiva e prática. Com as ferramentas digitais utilizadas no onboarding virtual, esse processo pode ser otimizado, garantindo que os novos colaboradores tenham acesso a materiais didáticos durante todo o seu ciclo de vida. 

A construção da integração digital efetiva

A integração virtual visa otimizar a experiência de cada funcionário, porém é um equívoco pensar que a inclusão do colaborador deve ser feita única e exclusivamente pela tecnologia.  

O onboarding também deve abordar as principais dúvidas, frustrações e o período de ansiedade que o novo colaborador irá enfrentar no início do trabalho. É certo que o processo de inclusão deve ser construído para garantir a máxima eficiência e produtividade, porém, deixar o funcionário apenas com a tecnologia é um erro. 

É essencial que os gerentes, gestores de RH e colegas de equipe façam esse acompanhamento em conjunto para que o funcionário seja de fato bem recebido e assistido pela empresa.

*Paulo Oliveira é Gerente de Marketing da Apdata

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

acesso rápido

pt_BRPT