Compartilhe

 A Central de Informações São Paulo (CISP), especializada em processamento de dados para análise de crédito, reduz tempo de resposta às análises de 24 horas para menos de 1 minuto.

A empresa tem acesso a mais informações disponíveis para suporte aos seus clientes e maior flexibilidade no processamento de suas operações com IBM Power Systems Virtual Server e IBM Cloud, suportados com altos padrões de segurança e conformidade

A Central de Informações São Paulo (CISP), especializada no processamento de dados para análise de crédito, migrou suas aplicações proprietárias de análise de crédito para IBM Cloud em IBM Power e IBM Power Systems Virtual Server e obteve melhorias significativas de desempenho, com o suporte de um ambiente de nuvem híbrida. A associação paulista – que atende cerca de 200 companhias de diversos segmentos econômicos responsáveis por cerca de 8% do PIB brasileiro – reduziu o tempo de resposta às consultas de 24 horas para menos de 1 minuto1, ajudando a permitir que as empresas no Brasil impulsionem a transformação mais rapidamente. Além disso, tiveram uma diminuição considerável nos custos diretos de energia elétrica, com uma economia que chega a mais de R$ 100 mil ao ano2.

A empresa, que fornece não apenas dados, mas também soluções de análise de crédito, viu a tecnologia IBM como uma forma de oferecer serviços mais seguros, precisos e ágeis aos seus associados, ao mesmo tempo que atende aos requisitos de conformidade locais. Esses componentes foram fundamentais para permitir que os seus associados tomassem decisões de crédito ainda mais precisas.

O trabalho foi realizado com o apoio da integradora de soluções tecnológicas Intercompany, Business Partner da IBM. Com a implementação do IBM Power, a CISP alcançou um desempenho superior suportado por uma arquitetura com a menor latência possível, fazendo com que a associação se concentrasse em seu core business e diversificasse ainda mais a oferta de produtos ao mercado.

Para atender às cargas críticas de trabalho em um ambiente multicloud que favoreça o intenso acesso aos dados e priorize a segurança de ponta a ponta, a solução inclui o IBM Power Systems Virtual Server, projetado para suportar aplicações críticas e robustas com grande volume de dados. Agora, com o IBM Power Systems Virtual Server, a organização conta com um ambiente com altos níveis de disponibilidade, desempenho e segurança, além de facilitar a integração de sistemas. Dessa forma, o novo ambiente IBM Cloud da CISP protege os dados armazenados e permite redução nos custos relacionados ao consumo de energia, às equipes de manutenção e gestão e até ao espaço físico utilizado.

Atualmente, as empresas associadas à CISP têm acesso a um banco de dados que reúne informações de mais de 1,4 milhões de pontos de venda. Neste contexto, João Marcelo Cattaldo Amorim, gerente de Inteligência e Tecnologia da Central de Informações, salienta a importância dessa migração. “Os gargalos eram visíveis e crescentes na já sobrecarregada arquitetura on-premise. Era hora de adotar recursos mais modernos que nos proporcionassem escalabilidade e ampliassem a agilidade no acesso às informações. Entre 2019 e 2023, observamos um crescimento de 400% nas consultas aos nossos dados, graças à excelente performance das soluções disponibilizadas via cloud. Outro ponto relevante foi a mudança no tempo de resposta às análises, que passou de 24 horas para menos de 1 minuto”.

De acordo com Gustavo Martins, gerente de contas da Intercompany, ao migrar para a IBM Cloud, em um ambiente combinado à infraestrutura IBM Power System Virtual Server, a CISP alcançou ganhos significativos em termos de segurança, confiabilidade e performance. “Esses benefícios ajudam a potencializar o negócio da associação, permitindo a expansão do cenário de multicloud e fortalecendo a proteção da infraestrutura de tecnologia, o que garante mais agilidade e segurança aos associados – e que, consequentemente, eleva as taxas de satisfação e de fidelidade”. Dessa forma, a equipe de TI da CISP passou a se concentrar cada vez mais no desenvolvimento de produtos para alavancar os negócios dos associados.

Na análise de Patrícia Miranda, especialista em vendas digitais de nuvem pública da IBM, a CISP aprimora os serviços para fornecer informação e capacitação de qualidade, no menor tempo possível e contribui com o constante fomento ao desenvolvimento de diversas atividades econômicas no País“A jornada para a nuvem com o apoio da IBM abriu caminho para a chegada da cultura data driven na CISP, o que permitirá transformar dados em novos produtos e soluções analíticas de alta qualidade para que as informações estejam cada vez mais no centro das decisões, seguindo as atuais tendências que têm se tornado obrigatórias no mercado”.

A expectativa para um futuro próximo é que a CISP lance índices baseados em análises preditivas para ajudar os associados a avaliar a possibilidade de concessão ou não de crédito com base na análise de dados passados. A ideia é permitir que essas consultas tenham base em um índice de inadimplência que apresente projeções futuras. Afinal, dependendo do setor de atividades do cliente, há outros importantes fatores que precisam ser analisados, além da saúde financeira de um determinado estabelecimento, como a sazonalidade ocasionada por questões climáticas e comportamentais, por exemplo – dados que podem ser estimados facilmente para apoiar as tomadas de decisão dos clientes.

[1] AVISO LEGAL: Baseado em testes internos de desempenho e eficiência.
[2] AVISO LEGAL: Baseado em testes internos de desempenho e eficiência.

acesso rápido

pt_BRPT