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*Por Gustavo Leite

As tendências de gerenciamento e proteção de dados relacionadas à nuvem, resiliência cibernética e IA desempenharão um papel importante no canal em 2024. Levando em conta nossos estudos e informações levantadas com nossos parcieros, elecamos abaixo os principais prognósticos para o próximo ano: 

  1. A repatriação de dados na nuvem criará uma enorme oportunidade para os parceiros de canal.

A nuvem não vai a lugar nenhum – muitas das promessas que fizeram com que 57% de todos os dados atuais fossem armazenados na nuvem ainda são verdadeiras. No entanto, as organizações estão percebendo que, apesar de todos os seus benefícios, a nuvem não é a solução mágica com boa relação custo-benefício para todos os tipos de aplicativos e dados. Isto está levando a uma repatriação generalizada de dados na nuvem: organizações maduras que fizeram a jornada para a nuvem estão trazendo alguns dados de volta para o local, e empresas nativas da nuvem estão complementando sua infraestrutura de nuvem migrando alguns dados para novos recursos de computação e armazenamento locais. . Na verdade, as estimativas sugerem que até 80% das empresas irão repatriar pelo menos alguns dados no próximo ano. Isto criará uma grande oportunidade para uma variedade de parceiros de canal em 2024. Por exemplo: 

  • Revendedores: as empresas nativas da nuvem que trazem dados para o local precisarão de ajuda para adquirir a infraestrutura de hardware e o software de gerenciamento para construir seus data centers.
  • Integradores de sistemas globais: Tanto as organizações maduras como as empresas nativas da nuvem precisarão de ajuda para navegar nas integrações e infraestruturas cada vez mais híbridas de múltiplas nuvens para as quais a repatriação de dados em nuvem contribui. 
  • Provedores de serviços gerenciados: muitas organizações maduras realocaram a equipe do data center como parte de suas jornadas para a nuvem, e muitas empresas nativas da nuvem simplesmente nunca as tiveram. Em ambos os casos, existe uma lacuna de talentos e competências que os prestadores de serviços geridos podem ajudar a preencher. 
  1. A ascensão de ecossistemas de segurança orientados por fornecedores facilitará o trabalho dos integradores de sistemas globais na luta pela resiliência cibernética contra ameaças como o ransomware.

O aumento sem precedentes do ransomware como atividade cibercriminosa dominante confundiu a linha entre segurança cibernética e proteção de dados. Para ajudar as organizações a alcançarem resiliência cibernética, os fornecedores de segurança cibernética e proteção de dados estão cada vez mais unindo forças estabelecendo ecossistemas de segurança. O melhor desses ecossistemas valida até mesmo integrações em laboratório contra ataques do mundo real para garantir que soluções combinadas protejam os dados, detectem ameaças e permitam uma recuperação rápida. Com um aumento acentuado destes ecossistemas durante a segunda metade de 2023, os integradores de sistemas globais poderão tirar o máximo partido em 2024, concentrando-se menos na venda das suas próprias competências de integração e mais na venda de soluções abrangentes de resiliência cibernética que sabem que satisfarão as necessidades dos clientes. 

  1. Regulamentações de conformidade de dados generativas com foco em IA forçarão os clientes a procurar ajuda no canal.

Apesar de todos os seus potenciais casos de utilização, a IA generativa também acarreta riscos pesados, entre os quais as preocupações com a privacidade dos dados. Neste momento, a maioria dos órgãos reguladores está focada em como as leis existentes de privacidade de dados se aplicam à IA generativa, mas à medida que a tecnologia continua a evoluir, certamente surgirá legislação específica para a IA generativa. À medida que crescem os casos de uso de negócios legítimos para IA generativa, as organizações precisarão da ajuda do canal no próximo ano para implementar ferramentas de conformidade e governança de dados que abordem os problemas atuais de IA generativa e também para ir além das ferramentas de IA generativa gratuitas para plataformas comerciais de IA mais robustas que possuem proteções de privacidade de dados em vigor por padrão. Embora muitas organizações enfrentem estes novos desafios com pouco conhecimento ou experiência interna, o canal deve estar preparado em 2024 para atender a esta necessidade. 

  1. Os parceiros de canal serão impactados pela abordagem “um entra, um sai” na compra de segurança empresarial.

As estimativas colocam o conjunto médio de ferramentas de segurança empresarial em 60-80 soluções distintas, com algumas empresas chegando a 140. Embora os integradores de sistemas globais tenham se saído admiravelmente na integração de muitas dessas ferramentas para os clientes, a realidade é que as organizações simplesmente não têm o largura de banda para gerenciar mais ferramentas de segurança. Em 2024, mais do que algumas empresas atingirão a sua capacidade máxima, forçando uma mentalidade “um entra, um sai” nos seus conjuntos de ferramentas de segurança empresarial ou uma consolidação de soluções de segurança em produtos mais abrangentes. Como resultado, será mais difícil para os parceiros de canal vender novos produtos pontuais – para isso, terão de apresentar propostas de valor ainda mais convincentes que considerem que as ferramentas existentes podem não ser tão importantes e podem ser eliminadas do mercado. conjuntos de ferramentas dos clientes para abrir espaço para novos produtos enfrentarem novos desafios. No entanto, isto também cria uma oportunidade para os parceiros de canal venderem conjuntos de produtos que operam em plataformas que partilham uma interface de gestão comum. Estes não só resolvem novos problemas, mas também abordam uma miríade de desafios existentes sem aumentar a carga administrativa. 

  1. As vagas contínuas de diretor de segurança da informação abrirão as portas para revendedores de valor agregado e provedores de serviços gerenciados para ajudar a orientar as estratégias de resiliência cibernética dos clientes.

Muitas organizações lutaram para preencher cargos vagos de diretor de segurança da informação em 2023, uma tendência que provavelmente continuará em 2024. Ao mesmo tempo, porém, a segurança de dados é o principal risco que as organizações enfrentam hoje – superando até mesmo a incerteza econômica e a concorrência – e o o risco está aumentando. Sem ajuda, isto poderia levar a circunstâncias terríveis – 15% dos executivos e líderes de TI pensam que as suas organizações poderão nem sobreviver até ao final de 2024. Revendedores de valor acrescentado e prestadores de serviços geridos estão numa posição privilegiada para preencher a lacuna, ajudando os clientes a criar estratégias abrangentes de resiliência cibernética em 2024 que permitirão aos seus clientes evitar as repercussões da não contratação de CISOs em 2023.

As organizações de canal que se prepararem e capitalizarem estas tendências terão maior sucesso em 2024.

*Gustavo Leite é vice-presidente para América Latina  da Veritas Technologies

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

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